Como identificar intolerância à lactose no adulto? Saiba como resolver o problema

Todo nutriente e composto que obtemos através da nossa alimentação, exerce alguma influência no funcionamento do organismo. Essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa, como é o caso da lactose. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e confira quais os principais sintomas de intolerância a lactose no adulto, e a influência que esse composto possui nessa condição de saúde.

À primeira vista, a lactose por si só não é um composto nocivo. Na verdade, em quantidades moderadas e sob condições normais, nosso corpo pode aproveitá-la de forma benéfica. Entretanto, em pessoas que possuem intolerância à lactose, esse elemento passa a ser extremamente problemático para o funcionamento do organismo.

O que causa intolerância à lactose no adulto?

De maneira geral, a lactose pode ser definida como um tipo de açúcar presente no leite da vaca e em seus derivados. Quando uma pessoa é intolerante a esse composto, significa que o organismo dela é incapaz de digerir ela de forma apropriada, resultando em problemas de saúde quando a substância é ingerida pelos alimentos.

Essa incapacidade de digestão da lactose se dá a partir da ausência ou deficiência da lactase, enzima responsável pela quebra da lactose para sua absorção. O problema pode estar presente em uma pessoa desde seu nascimento, ou ela pode desenvolvê-lo com o tempo, em decorrência do envelhecimento ou de alguma doença intestinal.

Leia mais: Leite de vaca faz mal à saúde? Veja 5 condições para ficar de olho bem aberto

Principais sintomas dessa condição

De antemão, os sintomas de intolerância à lactose no adulto podem variar de caso a caso, bem como a intensidade e duração deles. Ademais, eles também dependem da quantidade de lactose que a pessoa ingeriu. Apesar de não chegarem a representar um risco grande para a saúde, os sintomas podem ser muito incômodos e desconfortáveis, comprometendo severamente o bem-estar da pessoa. Confira a seguir os principais deles:

  • Diarreia
  • Náuseas
  • Gases (Inchaço na barriga)
  • Desconforto abdominal
  • Dores no estômago, de cabeça e abdome.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!

Como combater a intolerância à lactose no adulto de maneira saudável?

Infelizmente, a intolerância à lactose no adulto não possui uma cura definitiva. Afinal, ela não é necessariamente uma doença, e sim uma deficiência enzimática. Por outro lado, ela pode ser muito bem controlada através de tratamentos e mudanças nos hábitos de vida, especialmente na alimentação.

Substituir leite e derivados por alimentos sem lactose é uma das principais formas de controlar o problema e evitar a manifestação dos sintomas. Uma opção também é melhorar a flora intestinal com probióticos.

Contudo, se você apresenta sintomas de intolerância a lactose, o mais importante é buscar acompanhamento médico ou de nutricionista e adequar alimentos, obter orientações e medicamentos necessários.

Leia mais: Leite de coco caseiro: saiba como fazer em casa e conheça os benefícios

MATCHÁ: conheça agora todos os seus benefícios!

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Clica nesse vídeo exclusivo e aprenda como fazer e consumir essa bebida natural e viva com mais saúde.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915