O que pode atrapalhar o crescimento dos cabelos? Veja o que NÃO FAZER

O crescimento dos fios é influenciado por diversos fatores, e alguns deles podem ser evitados. Saiba mais!

Sem dúvidas, a saúde dos cabelos é indispensável para a manutenção da nossa aparência e beleza. Isso inclui o crescimento capilar, que pode ser tanto favorecido quanto prejudicado por nossa rotina e hábitos diários. Sendo assim, para evitar problemas capilares e crescer seus fios mais rapidamente, o SaúdeLab vai te ensinar o que pode atrapalhar o crescimento dos cabelos.

A princípio, ter um bom crescimento capilar não é apenas uma questão de estética. Se os fios estão com algum problema ou dificuldade de crescer corretamente, isso indica algum problema de saúde neles, provavelmente causado por algum hábito ruim. Logo, conhecer os fatores que interferem nessa questão é essencial justamente para garantir essa saúde capilar.

O que atrapalha o crescimento dos cabelos?

Conforme já dissemos, algumas atitudes que imaginamos ser inofensivas impactam diretamente no crescimento dos cabelos, confira agora os cuidados necessários e indispensáveis.

Falta de cuidados

  • Talvez o mais importante para favorecer o crescimento dos fios seja os cuidados em geral. Ou seja, se você não utiliza os produtos certos, nem fornece os nutrientes necessários e cuidado de toda a estrutura dos fios, eles não serão capazes de se desenvolver bem.

Oleosidade

  • Os nossos fios possuem uma oleosidade natural, porém quando ela é excessiva, ela acaba se tornando uma barreira no couro cabeludo que dificulta o crescimento dos fios e favorece o aparecimento de problemas como caspa e seborreia.

Acúmulo de produtos

  • Se você não fizer um bom enxague dos produtos que você aplica no cabelo, sejam eles shampoos, condicionadores e cremes, eles passam a ser um obstáculo. Não faça isso, pois os excessos de produtos obstruem os poros capilares e impedem podem atrapalhar o crescimento dos cabelos. Opte por um shampoo anti-resíduos eventualmente.

Falta de hidratação

  • Beber pouca água prejudica a saúde e funcionamento dos folículos pilosos, estruturas responsáveis pelo crescimento capilar.

Sedentarismo

  • Por incrível que pareça, o falta de exercícios físicos pode atrapalhar o crescimento capilar. Isso se dá pelo fato de que a prática de atividades estimula o bombeamento de sangue pelo corpo, o que inclui nutrientes e outros componentes que são aproveitados no couro cabeludo justamente para o crescimento dos cabelos e manutenção geral dos fios.

Alimentação inadequada

  • A alimentação é o fator mais importante para o crescimento dos cabelos e da unhas, suas estrutura é formada, basicamente, por proteínas que são absorvidas a partir da alimentação, ou seja uma dieta pobre em proteínas e vitaminas vai impactar diretamente no cabelos, invista em vitaminas e alimentação natural.

Leia mais: Veja o passo a passo correto para lavar os cabelos e deixá-los realmente limpos

O que atrapalha no crescimento dos cabelos?
O que atrapalha no crescimento dos cabelos? Foto: Canva PRO

Dicas que vão favorecer o crescimento dos fios

Da mesma forma que existem hábitos que podem atrapalhar o crescimento dos fios, também há aqueles que ajudam. Confira alguns deles a seguir:

  • Sempre massageie bem o couro cabeludo durante a lavagem do cabelo para estimular a circulação de sangue no couro cabeludo.
  • Procure utilizar produtos capilares que, não só favorecem o crescimento capilar, mas que também beneficiem a saúde dos fios como um todo. Assim, observe a estrutura dos fios e use produtos naturais e aqueles de boa qualidade.
  • Certifique-se de que sua saúde esteja em dia, especialmente em relação ao fornecimento de nutrientes e níveis de hormônios do nosso corpo. Ambos os componentes precisam estar bem balanceados para que os fios cresçam de maneira saudável.
  • Tenha sempre muita calma quando cuidar do seu cabelo. Isso inclui desde hábitos simples, como pentear, prender o cabelo com calma e sem agredir os fios. Além disso, atenção redobrada na secagem após lava-lo, que precisa ser feita sem excessos de calor, tanto do secador quanto de pranchas.

A alimentação pode ser uma grande aliada para o crescimento capilar

Por fim, é importante ressaltar que os alimentos que comemos no dia a dia podem influenciar muito no crescimento dos cabelos. Diversos nutrientes, como o ferro, vitamina D e proteínas, estão diretamente ligados com esse fenômeno. Portanto, procure sempre manter uma alimentação balanceada, e priorizar o consumo de alimentos que sejam saudáveis e ricos em nutrientes.

Leia mais: É certo lavar o cabelo uma vez por semana? Veja cuidados essenciais para os fios

As MELHORES OPÇÕES de CORTES E CORES para CABELOS CACHEADOS

Se você está querendo dar uma renovada no visual, veio ao lugar certo. Porque hoje tem dica de corte e cor para quem tem cabelo cacheado e crespo.

Independentemente se você está em transição capilar, quer aumentar volume, diminuir volume ou valorizar os cachos, tem truque para todos os gostos e momentos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação