Chá de cúrcuma: veja os benefícios do açafrão-da-terra para saúde e cuidados de consumo

À primeira vista, a cúrcuma pode parecer um tempero como qualquer outro, especialmente pelo fato de que ela é utilizada para fazer incontáveis pratos. Contudo, quando consumida de forma isolada, como através do chá de cúrcuma, ela pode ser extremamente benéfica para o nosso organismo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e veja os benefícios do chá de cúrcuma para a saúde e seus cuidados de consumo.

De maneira geral, todo tempero possui suas propriedades, responsáveis por caracterizar seu sabor e efeito no nosso corpo. A grande maioria deles são muito proveitosos para a saúde. Entretanto, assim como tudo que ingerimos, a forma de consumo desses temperos faz toda a diferença. O chá de cúrcuma, por exemplo, tem o potencial de ser tanto benéfico quanto maléfico.

Quais são os principais benefícios do chá de cúrcuma?

Controle dos níveis de açúcar

Através da curcumina, o chá de cúrcuma é capaz de ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue, visto que esse composto melhora a sensibilidade à insulina do corpo.

Melhora a saúde cardiovascular

Além de reduzir o colesterol, a cúrcuma também relaxa os vasos e afina o sangue. Logo, o chá dela é capaz de diminuir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração e vasos.

Facilita o emagrecimento

A cúrcuma exerce uma forte ação anti-inflamatória no corpo, essencial tanto para  a perda de peso, quanto para o combate de doenças inflamatórias como a artrite. Ademais, ela também melhora a regulação de hormônios que controlam a nossa saciedade.

Favorece a saúde do fígado

Juntamente com a ação anti-inflamatória, o efeito antioxidante da cúrcuma é muito proveitosos para o fígado, que tem o seu funcionamento melhorado consideravelmente. Consequentemente, os processo de desintoxicação e digestão que ocorrem no corpo também são favorecidos.

Favorece o sistema imunológico

Diversos microrganismos podem ser mais facilmente combatidos através da cúrcuma, visto que ela exerce ações antifúngicas, antivirais e antibacterianas. Logo, ela causa uma melhoria no funcionamento do sistema imunológico, tornando ele mais forte contra certas doenças.

Leia mais: Chá de Passiflora: saiba como fazer e aproveitar todos os seus benefícios

Cuidado para não confundir cúrcuma com açafrão

Chá de Cúrcuma.
Chá de Cúrcuma. Foto: Canva PRO

É extremamente comum ver pessoas que acham que estão comprando açafrão, mas na verdade estão comprando cúrcuma, e vice-versa. Além desses temperos serem visualmente parecidos, a cúrcuma também pode ser chamada de açafrão-da-terra, o que causa ainda mais confusão. Portanto, fique muito atento com a procedência dos temperos que você compra para não perder suas propriedades. No caso da cúrcuma, note o preço do produto, pois geralmente ela costuma ser muito mais barata que o açafrão.

Como fazer o chá de cúrcuma

Para fazer o chá você precisa de:

  • 1 colher sopa de cúrcuma em pedaços
  • 200 ml de água
  • Mel para adoçar (se desejar)

Para fazer o chá, inicialmente, ferva a água. Quando levantar fervura desligue o fogo e adicione a cúrcuma e deixe abafado por 10 minutos. Em seguida coe e já pode adoçar e consumir.

Caso opte pelo uso de cúrcuma em pó use apenas uma colher chá e prepare da mesma maneira.

Casos em que a cúrcuma pode trazer malefícios

Por fim, agora que você conhece os benefícios do chá de cúrcuma, é necessário também entender os casos em que ele pode fazer mal para a saúde. Mulheres que estão grávida, por exemplo, devem evitar o uso dele pois o consumo de cúrcuma possui chances de induzir o aborto. Ao mesmo tempo, o chá também pode ser ruim para mulheres lactantes e crianças.

Sob o mesmo ponto de vista, existem condições de saúde que podem ser impeditivas para quem quer incluir o chá de cúrcuma na alimentação. Quem sofre, ou possui histórico de distúrbios hemorrágicos, úlceras gástricas, obstruções nos ductos biliares ou sensibilidade à curcumina precisa restringir o uso da cúrcuma de toda forma.

Leia mais: Chá de cravo tem vários benefícios: conheça e saiba como preparar

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915