Chá de cravo tem vários benefícios: conheça e saiba como preparar

Fique por dentro dos benefícios que o chá de cravo oferece para a saúde

O cravo é um ingrediente na cozinha que divide bastante as pessoas. Existe quem goste de usar ele no preparo de beijinho e, da mesma forma tem aqueles que tem preferência por não utilizá-lo. Entretanto, independentemente do seu gosto, saiba que o chá de cravo pode oferecer muitos benefícios para a saúde. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar quais são os principais benefícios do chá de cravo.

De maneira geral, os chás são bebidas já muito populares pelos seus benefícios para a saúde. Porém quem tem está habituado ao consumo deles, geralmente costuma tomar apenas os mesmos tipos. Consequentemente, acaba não aproveitando os benefícios que chás menos comuns podem oferecer. Esse é o caso do chá de cravo, que pode ser muito proveitoso para seu corpo se você incluí-lo na sua alimentação.

Principais benefícios do chá de cravo

Tem ação diurética

Assim como muitos outros chás, o chá de cravo age como um diurético natural, o que pode ser muito proveitosos para a saúde do sistema renal.

Riqueza em nutrientes

Por incrível que pareça, o cravo pode fornecer inúmeros nutrientes importantes para o nosso corpo. Dentre eles, estão o ferro, magnésio, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B e potássio

Possui ação antibacteriana

O cravo é amplamente conhecido por sua ação bacteriana, que impede o estabelecimento e desenvolvimento de bactérias diversas, que podem causar problemas como infecções.

Funciona como analgésico

Dependendo do tipo e intensidade da dor, o chá pode ajudar bastante a reduzir ela através de sua ação analgésica.

Apresenta função anti-inflamatória

Doenças como artrite e gota são causadas por processos de inflamação no nosso corpo. Logo, como o cravo consegue agir como anti-inflamatório, ele pode combater doenças do tipo.

Leia mais: Quais os benefícios do Chá de Canela? Veja 10 motivos para consumir hoje mesmo

De que forma é possível aproveitar esse chá?

Tendo em mente os seus principais benefícios, agora é preciso conhecer as aplicações que o chá de cravo possui para a saúde. Sob esse ponto de vista, o chá pode ser consumido para resolver problemas como infecções ou inflamações de garganta, dores de dente ou generalizadas, doenças inflamatórias e renais, e similares. Por outro lado, o chá ainda pode ser utilizado para além da saúde, como desinfecção de alimentos e superfícies.

Saiba como utilizar o cravo para fazer chá corretamente

Por fim, tão importante quanto aprender as aplicações e benefícios do chá de cravo, é saber como fazer ele corretamente em casa. Felizmente, por ser um chá, a receita é bastante simples, sendo necessário apenas dois ingredientes. Confira eles a seguir:

  • 1 xícara de água
  • 4 cravos-da-índia

Com os ingredientes em mãos, o primeiro passo é colocar a água sob o fogo. Quando ela estiver fervendo, adicione ela em uma xícara de sua preferência. Em seguida, moa levemente os cravos-da-índia, utilizando apenas as mãos. Então, coloque os cravos na água, cobra a xícara com algum recipiente, e aguarde cerca de 5 minutos. Passado o tempo, você já pode se servir e aproveitar os benefícios do chá.

Por fim, leia mais: Chá de hibisco realmente emagrece? Confira 10 benefícios reais da bebida

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação