Como armazenar amendoim corretamente? Confira dicas importantes

Sem dúvidas, o amendoim é sempre uma excelente escolha de petisco, seja para antes das refeições ou apenas para comer a tarde. Ademais, eles também podem muito proveitosos para a saúde. Contudo, se você não souber como armazenar amendoim da maneira certa, pode ser que eles acabem estragando, sendo então desperdiçados. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e aprenda a como armazenar amendoim corretamente.

De antemão, é possível comprar amendoim de diversas formas, seja torrado ou não, com e sem pele, ou com e sem casca. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, os amendoins podem estragar com facilidade se você não souber como armazenar corretamente. Ademais, os cuidados necessários para o armazenamento podem mudar de acordo com o tipo de amendoim.

Cuidados básicos para armazenar amendoim

A princípio, o amendoim fresco, que ainda está na casca, é o único amendoim que requer cuidados específicos. Os outros tipos de amendoim, como os torrados, sem casca ou sem pele, podem ser armazenados de forma eficiente seguindo apenas alguns cuidados essenciais. Contudo, se você quer priorizar a durabilidade e qualidade do amendoim, saiba que a melhor opção é o amendoim cru e sem casca.

Portanto, caso você tenha adquirido amendoim com casca e não pretender usar em poucos dias, o recomendado é que você tire as cascas e armazene apenas o amendoim com pele.

Dito isso, o primeiro cuidado para armazenar amendoim é o recipiente, que precisa ser muito bem vedado para reduzir o contato do amendoim com ambiente. Este por sua vez é outro fator importante para conservar o amendoim. O ideal é que ele fique em um local escuro, fresco e seco, porém o amendoim também pode ser guardado no congelador ou geladeira, onde pode chegar a durar até 3 meses.

Leia mais: Amendoim Engorda ou Emagrece? Saiba Tudo Agora

Embalagens a vácuo podem ser vantajosas na conservação

Apesar do amendoim poder ser armazenado em recipientes e potes vedados, a melhor opção para a conservação são embalagens a vácuo. Através delas, é possível garantir que o amendoim tenha zero contato com o meio externo e com oxigênio, estendendo ainda mais sua durabilidade. No caso, existem métodos caseiros de armazenar amendoim a vácuo, porém o ideal seria utilizar máquinas próprias para essa finalidade.

Armazenando o amendoim fresco com casca

Conforme fora dito, o único tipo de amendoim que precisa de mais atenção em relação ao armazenamento é o amendoim com casca fresco. Afinal, justamente por ainda estar fresco, ele pode estragar com maior facilidade que o amendoim que já sofreu algum processamento, como é o caso do amendoim torrado ou descascado. Um dos fatores que contribui para isso é a umidade, que é maior no amendoim fresco na casca.

Sob esse ponto de vista, o primeiro passo para armazenar amendoim na casca é deixá-lo em uma bandeja em um local seco e quente até que a casca fique quebradiça. Em seguida, coloque os amendoins em um recipiente ou sacola herméticos, e mantenha eles selados. Por fim, basta deixar o recipiente em local seco e escuro, assim como é para os outros tipos de amendoim.

Leia mais: As Melhores Receitas Fit Com Amendoim – Aprenda

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915