Sabonete de aroeira: para que ele serve? Saiba como usar corretamente

Existem diferentes tipos de sabonetes, porém o de aroeira merece ter destaque

Você já ouviu falar da aroeira? Essa planta é muito conhecida pelos seus benefícios para a saúde, os quais podem ser aproveitados através de suas folhas, frutos e outras estruturas. Entretanto, geralmente esse proveito se dá na forma de chás, sendo que a planta também é utilizada para fazer o sabonete de aroeira. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar para que serve o sabonete de aroeira, e como usar corretamente.

A princípio, existem diferentes tipos de sabonetes, e cada um possui suas utilidades e aplicações específicas. Por exemplo, alguns sabonetes são para pele seca e outros para pele oleosa, ou alguns são para o corpo e outros para o rosto. Consequentemente, o sabonete de aroeira também acaba propriedades que, para serem bem aproveitadas, precisa ser usadas da maneira certa.

Principais propriedades da aroeira

Primeiramente, antes de falar sobre o sabonete de aroeira, é bom conhecer um pouco sobre essa planta incrível. Começando pelo fato de que existem diferentes tipos de aroeira, tanto que algumas espécies podem ser prejudiciais, por irritarem a pele e causarem eritemas e urticária. Felizmente, a aroeira que é aproveitada pela indústria é extremamente benéfica, especialmente por conter uma grande quantidade de taninos.

Conforme fora dito, a aroeira é comumente utilizada para fazer chás, mas também permite a produção de sabonetes muito benéficos para a pele. Isso se dá pelos múltiplos efeitos que a planta possui no nosso corpo. Dentre esses efeitos, a planta consegue agir como diurético, anti-inflamatório, anti-bactericida, antifúngico, tônico e cicatrizante, sendo que muitos desses efeitos são acessíveis pelo sabonete.

Leia mais: Benefícios da aroeira: saiba o que essa planta medicinal pode fazer pela sua saúde

Benefícios do sabonete de aroeira para a pele

  • Revitaliza a pele: diversos fatores contribuem para que o sabonete melhore a qualidade e saúde da pele. No caso, ele é capaz de remover uma grande carga de células mortas, promover a regeneração da pele e renovação dos tecidos e combate manchas.
  • Melhora rachaduras na pele: por ser um sabonete muito hidratante, ele acaba sendo muito bom para melhorar o aspecto de peles com rachaduras.
  • Combate cravos e espinhas: para quem sofre com espinhas e cravos com frequência, o sabonete de aroeira é uma excelente alternativa para reduzir a ocorrência desses problemas.
  • Reduz a oleosidade: dependendo do seu tipo de pele, pode ser que os poros sejam abertos de mais ou produzam muito sebo. Felizmente, o sabonete de aroeira ajuda a reduzir a abertura dos poros, combatendo diferentes casos de pele oleosa.
  • Protege a pele contra microrganismos: graças a ação antibacteriana e antifúngica, esse sabonete é muito eficaz para combater microrganismos. Isso não só garante uma limpeza eficiente, como também previne problemas como frieira ou pé-de-atleta.
  • Recupera ferimentos: conforme fora dito, a aroeira possui efeito cicatrizante, que juntamente com a hidratação, permite que a pele possa se recuperar de pequenos ferimentos de forma muito mais eficiente.

Qual a melhor forma de usar esse sabonete no dia a dia?

Por fim, tendo em mente os benefícios do sabonete de aroeira, agora resta apenas saber como incluir ele nos seus cuidados diários com a pele. O ideal é que ele seja utilizado por cerca de 3 vezes ao dia, sendo uma de manhã, uma a tarde e mais uma a noite. Contudo, ao usar de noite, procure usar o sabonete para fazer uma espuma e aplicar ela na pele por aproximadamente 1 minuto, para enxaguar bem em seguida.

Veja também: Confira a melhor forma de usar o limão como planta medicinal, ele nunca pode faltar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação