É possível congelar milho na espiga? Veja essas dicas para conservá-lo

Sem dúvidas, o milho é um ingrediente extremamente versátil na cozinha. Depois de cozido, ele pode ser comido puro ou fazer parte de incontáveis pratos. Entretanto, assim como todo alimento, o milho precisa ser conservado enquanto ele não for usado.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é possível congelar milho na espiga, e algumas dicas para conservá-lo.

A princípio, quando comparado com outros alimentos naturais, especialmente as frutas, é possível perceber que o milho é bastante durável. Isso se dá pelo fato dele ser um grão, que tendem a ter uma boa durabilidade.

Mas isso não significa que ele não precise de cuidados quanto a sua conservação. Assim como qualquer outro alimento, o milho pode estragar se não for bem armazenado.

Como congelar milho ainda na espiga?

  1. Primeiramente, comece lavando as espigas de milho e retirando a capa delas.
  2. Em seguida, coloque as espigas em uma panela com água fervente para cozinhar eles.
  3. Depois de aproximadamente 5 minutos na água, você já pode retirar as espigas.
  4. Enquanto elas ainda estiverem quentes, passe as espigas sob água corrente de uma torneira.
  5. Feito isso, coloque todas elas em um recipiente com água gelada para ficarem de molho.
  6. Quando as espigas estiverem completamente resfriadas, retire elas e comece a colocar em sacos plásticos.
  7. Por fim, leve os sacos plásticos para o congelador.

Seguindo esse passo a passo, as espigas de milho podem durar por meses no seu congelador. O mais importante para que isso seja possível é o uso da água fria logo após retirar os milhos da água fervente. Isso causa um choque térmico nas espigas que promove a conservação delas ao congelar milho.

Leia mais: Como fazer polpa de acerola para congelar? Confira dicas essenciais

O milho também pode ser congelado fora da espiga

Caso você tenha preferência por comer o milho cortado, ou pretende usar ele como ingrediente em receitas futuras, saiba que ele também pode ser congelado sem a espiga. Basta seguir exatamente o mesmo processo, com a exceção de que você deve separar os grãos de milho da espiga antes de colocá-los para ferver.

Com isso, ao final do processo, você pode separar os grãos em sacos plásticos individuais e levá-los para o congelador para congelar milho.

Conservando o milho na espiga sem congelador

Por fim, por mais que o congelador permita que o milho fique conservado por muito tempo, pode ser que algumas receitas a base de milho não fiquem tão boas. Ademais, pode ser que você queira comer o milho nos próximos dias, e não quer ter o trabalho de descongelar ele antes de consumir.

Felizmente, para contornar esses problemas, é possível armazenar o milho na geladeira tranquilamente.

Nesse método, o ideal é que a espiga ainda esteja dentro da capa, que por sua vez deve ser limpa em água corrente. No caso, a espiga deve ser armazenada dentro de um pote bem vedado, e colocada na geladeira.

Porém de tempos em tempos, você deve umedecer a capa com um pouco de água para garantir a preservação do milho. Dessa forma, ele pode durar até 20 dias dentro da geladeira.

Leia mais: Como congelar o repolho cru? Descubra as melhores maneiras de ter o vegetal por mais tempo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915