Limão Imperial: aprenda mais sobre essa fruta que pode enganar muita gente

Ele parece uma laranja, mas na verdade é limão!

O limão imperial é uma variedade de limão bastante popular no Brasil. Essa fruta possui um sabor único e intenso, sendo muito utilizada na culinária e também na medicina natural. Neste artigo do SaúdeLAB, vamos explicar como reconhecer o limão imperial, sua origem, benefícios para a saúde, melhor forma de consumir, como fazer suco e como armazená-lo corretamente.

Origem do limão imperial

O limão imperial é uma variedade de limão originária da Índia. Foi trazido para o Brasil no século XIX, durante o período colonial. Desde então, essa fruta se tornou bastante popular em todo o país, sendo cultivada em diversas regiões.

Benefícios para a saúde

Esta é uma fruta rica em nutrientes e substâncias benéficas para o organismo. Assim, como outras frutas cítricas, ele é uma excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e previne gripes e resfriados. Além disso, contém vitamina A, que ajuda na saúde dos olhos, e vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo celular.

A fruta também é rica em antioxidantes, como os flavonoides, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Além disso ele ainda possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, que ajudam a prevenir e tratar diversas doenças.

Leia mais: Limão: saiba mais sobre os tipos e benefícios desta fruta incrível

Reconhecendo o limão imperial

O limão imperial possui características distintas que o diferenciam de outras variedades de limão. Sua casca é mais fina e amarela, com algumas manchas escuras. Ademais, a polpa é suculenta e amarelada, com um sabor doce e ácido ao mesmo tempo. Inclusive, suas sementes são grandes e arredondadas. Além disso, quando cortado, exala um aroma intenso e agradável.

Limão Imperial.
Limão Imperial. Foto: Canva PRO

Melhor forma de consumir

O limão imperial pode ser consumido de diversas formas. Ele é muito utilizado na culinária, para temperar saladas, carnes, peixes e outros pratos. Mas, também pode ser consumido in natura, como uma fruta de sobremesa ou lanche. Mas, a melhor forma de consumir é em forma de suco. O suco pode ser consumido puro ou misturado com água, açúcar ou adoçante, de acordo com o gosto pessoal.

Leia mais: Confira a melhor forma de usar o limão como planta medicinal, ele nunca pode faltar

Como fazer suco de limão imperial

Para fazer suco de limão imperial, você vai precisar de:

  • 2 limões imperiais;
  • 1 litro de água;
  • açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  • Lave os limões em água corrente e corte-os ao meio.
  • Esprema o suco dos limões em um copo ou recipiente.
  • Misture o suco com a água e o açúcar ou adoçante, mexendo bem até dissolver.
  • Sirva o suco gelado.

Armazenamento correto

O limão imperial deve ser armazenado em local fresco e arejado, longe da luz direta do sol. Ele pode ser mantido na geladeira por até duas semanas, desde que esteja embrulho em papel toalha ou plástico para evitar o ressecamento. Caso queira armazenar o suco de limão imperial, ele pode ser mantido em recipiente de vidro ou plástico com tampa na geladeira por até três dias.

É importante lembrar que esta é uma fruta sensível e pode se deteriorar rapidamente se não for armazenado corretamente. Por isso, é recomendado consumi-lo o mais rápido possível após a compra.

Leia mais: Especial do Limão: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação