Benefícios do cranberry: veja as propriedades e como consumir a fruta

Nem todo mundo consome cranberry, e acaba perdendo seus muitos benefícios

No Brasil, não é todo mundo que consegue comprar a cranberry in natura com facilidade. Consequentemente, apenas algumas pessoas acabam aproveitando as propriedades que ela possui. Portanto, para que você conheça um pouco mais sobre a fruta e tente adicionar ela na sua dieta, o SaúdeLab vai te ensinar as propriedades e benefícios do cranberry, e como consumir a fruta.

A princípio, talvez você já tenha tomado algum suco ou refrigerante, ou comido algum doce com sabor de cranberry. Mas é importante ter em mente que esse tipo de alimento muitas vezes utiliza apenas uma essência da fruta. Ou seja, eles possuem o sabor, mas não os benefícios do cranberry. Logo, é preciso priorizar o consumo da fruta ao invés de produtos com o sabor dela.

Benefícios do cranberry para à saúde

  • Combate a infecção urinária: esse é um dos benefícios do cranberry mais populares. A fruta é capaz de impedir que as bactérias causados da infecção urinária se fixem na bexiga. Logo, ela acaba tanto ajudando à tratar a doença quanto para prevenir ela. Essa propriedade pode ser muito proveitosa para as mulheres, que costumam sofrer com infecções urinárias com bastante frequência.
  • Possui forte ação antioxidante: a cranberry está entre as frutas que mais possuem antioxidantes. Com isso, ela pode ser uma grande aliada no combate aos radicais livre do corpo, causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas graves.
  • Protege o sistema cardiovascular: quando o LDL, popularmente chamado de colesterol ruim, passa por uma oxidação, ele causa danos no sistema cardiovascular. Felizmente o cranberry pode ser empregado para prevenir esse problema através de sua ação antioxidante.
  • Previne problemas bucais: muitas das bactérias causadoras de cáries e de doenças periodontais podem ser combatidas pelo cranberry, servindo como um cuidado extra para a saúde da boca.

Leia mais: Fruta Típica dos Estados Unidos: conheça 10 opções famosas em terras americanas

Existe alguma contraindicação para o consumo de cranberry?

De maneira geral, o único caso em que a cranberry deve ser evitada é para quem tem pedra nos rins. Fora isso, a fruta pode ser consumida por qualquer pessoa, inclusive gestante. Contudo, assim como todo alimento, é importante que esse consumo seja moderado. A cranberry em excesso pode levar à algunas problemas de saúde, como diarreia ou dores abdominais.

Principais formas de consumo do cranberry

Por fim, tendo em mente os benefícios do cranberry, resta apenas saber como consumir a fruta corretamente. Conforme fora dito, é importante dar preferência pela fruta natural, e evitar produtos com sabor de cranberry. No caso, a fruta é comumente consumida in natura, mas também pode ser aproveitada para fazer sucos, doces e muitas outras receitas.

Por outro lado, talvez você já tenha ouvido falar do extrato seco de cranberry. Ele é comumente vendido como suplemento, incluindo na forma de cápsulas, e pode ser encontrado até mais facilmente que a própria fruta. Por conter as mesmas propriedades, ele pode ser uma excelente alternativa. Caso você opte por essa forma de consumo, procure consumir cerca de 500mg a cada 12 horas.

Leia mais: Frutas para diabéticos: saiba quais comer e quais evitar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação