Goiaba: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

A goiaba é um fruto que nasce da árvore goiabeira, pertencente à família Myrtaceae, rica em vitaminas A e diversos outros minerais que podem ser conferidos abaixo. Atualmente existem mais de duas mil espécies do fruto, sendo que cento e trinta são originárias da América. As goiabeiras são muito encontradas no Sudeste Asiático, América Tropical e Continente Africano. Suas árvores podem chegar até oito metros de altura. O Brasil é o país que mais produz goiabas de espécie vermelha, mas não é difícil encontrar da branca. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Confira quais são os benefícios da goiaba

Seja qualquer uma das espécies, a goiaba é um dos frutos que mais oferecem benefícios à saúde humana. O fruto é rico em vitaminas A e C, além de fósforo, potássio e cálcio. Além disso, o Licopeno também pode ser encontrado em várias espécies.

Dentre os principais benefícios, destacam-se as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas, analgésicas, anti-hipertensiva, anti microbianas, anti espasmódicos e adstringentes.

Um fato curioso sobre a goiaba é que ela contém quatro vezes mais vitamina C do que uma laranja. Aliás, a vitamina C é um nutriente importante para a saúde do sistema imunológico, e uma única goiaba pode fornecer até 200% da quantidade diária recomendada de vitamina C. Além disso, as folhas da goiabeira também possuem propriedades medicinais, podendo ser utilizadas para fazer chás que ajudam no tratamento de problemas como diarreia e inflamações.

Leia mais: Conheça 5 benefícios da goiaba e saiba consumir da melhor forma

Como escolher a goiaba na hora de comprar

Quando for escolher uma goiaba para comprar, opte por frutas mais firmes, sem possuir manchas, picadas de insetos ou alguma batida. Aliás, para ter certeza de que o alimento está maduro e pronto para o consumo, basta observar a sua cor, o ponto ideal da fruta deve apresentar cores verde amareladas, ou seja, nem muito verde, nem muito amarela.

Como armazenar corretamente a goiaba

Após lavar e secar, é recomendável manter a goiaba dentro da geladeira, pois a mesma pode estragar com muita facilidade se conservada em temperatura ambiente. Assim, em boas condições, a fruta pode se manter em refrigeração sem estragar por até uma semana.

As goiabas também podem ser mantidas em congelador para aumentar sua duração, para isso é necessário tirar toda sua casca e cortar o fruto ao meio. Portanto, guarde as metades em um pote ou saco plástico e cubra a goiaba com xarope de açúcar para preservar seu sabor natural. Se congeladas, as mesmas podem ser armazenadas por até um ano.

Leia também: Comer goiaba com bicho pode fazer algum mal para saúde? Saiba a verdade hoje

Como higienizar a goiaba

Para realizar a higienização da goiaba é necessário iniciar lavando os frutos com água corrente, feito isso basta colocar em um pote com uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água, e manter imersa dentro dessa solução por dez minutos. Após isso, basta retirar e lavar as goiabas novamente em água corrente para retirar todo o excesso de resíduos que possam ter ficado.

Como consumir a goiaba

As goiabas podem ser consumidas inteiras de maneira in natura, em vitaminas, sucos, compotas e sorvetes. Além disso, suas folhas também podem ser utilizadas para preparação de chás.

Por fim, veja também: Bolo de fubá com goiabada fitness: prepare para o lanche com a família

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 362