Book Appointment Now
Confira 10 alimentos que, se comer em excesso, fazem mal para a saúde
Sem dúvidas, a alimentação é uma das principais influências na nossa saúde. Todo alimento possui propriedades, as quais podem ser vantajosas para o organismo, ou prejudiciais para o mesmo. Ademais, você provavelmente já sabe que comer em excesso faz mal. Porém alguns alimentos são ainda mais problemáticos nesse aspecto. Dito isso, venha com o SaúdeLab e confira 10 alimentos que, se comer em excesso, faz mal para a saúde.
A princípio, alguns dos alimentos que fazem mal em excesso são prejudiciais mesmo em pequenas quantidade, se consumidos a longo prazo. Mas obviamente que as consequências de consumir eles será muito pior se você fizer isso com frequência ou em grandes quantidades. Ou seja, para ter uma alimentação saudável, alguns alimentos deve ser consumidos com moderação, e outros evitados ao máximo.
Alimentos que não devem ser comidos em excesso
- Frituras em óleo: por mais que hajam diferentes tipos de óleos, que podem ser mais ou menos saudáveis entre si, fritar alimentos em óleo fazem com que eles sejam enriquecidos de gorduras.
- Bacon: infelizmente, o tão amado bacon está entre as carnes mais gordurosas e ricas em sódio. Logo, ele é extremamente prejudicial, principalmente para o sistema cardiovascular.
- Pizza: tanto a massa quanto o recheio da pizza são prejudiciais. Enquanto a massa, por ser de farinha de trigo, contém muitos carboidratos, o recheio pode potencializar esse problema, e ainda ser rico em gorduras e sódio.
- Salgadinhos: são extremamente pobres do ponto de vista nutricional, sendo ricos apenas em sódio. Este por sua vez é um dos principais causadores de hipertensão e problemas renais.
- Café: muitas pessoas aproveitam a cafeína do café como um estimulante. Porém, em excesso, ela causa diversas alterações no humor e sono, e pode ser problemática para o coração.
- Refrigerante: esse quase todo mundo já sabe que é um problema para a saúde. Além de ter quantidades absurdas de açúcar, ele também tem um aspecto ácido.
- Salsicha: dentre os inúmeros tipos de carne, a salsicha talvez seja a de pior qualidade. Ela é uma carne embutida feita de restos, e repleta de químicos e aditivos, além de também conter gorduras e sódio.
- Amendoim: por incrível que pareça, o amendoim, que é considerado um alimento saudável, pode ser prejudicial quando em excesso. No caso, ele pode afetar a saúde dos pulmões, estômago e fígado.
- Sorvete: costumam ser muito ricos em gorduras, especialmente gorduras trans. Essa característica é ainda mais acentuada em sorvetes industrializados, que também contém aditivos péssimos para a saúde.
- Rosquinha: as rosquinhas são massas fritas que, geralmente, são cobertas e recheadas com chocolate ou similares. Ou seja, elas são um alimento com muito açúcar, gordura e carboidratos.
Leia mais: Farinha láctea engorda? É realmente saudável? Descubra tudo sobre ela e se vale a pena
Comer em excesso faz mal sempre
Apesar de todos os alimentos acima serem prejudicais, é muito importante salientar que comer em excesso faz mal independente disso. Por exemplo, conforme fora dito, o amendoim costuma ser benéfico para a saúde, por conter nutrientes proveitosos e gorduras boas. Mas comer grandes quantidades dele faz com que essas gorduras se tornem um problema, e alguns de seus compostos, que eram incialmente inofensivos, passam a causar danos.
Em suma, ter moderação ao comer é necessária sempre, não importa o que você esteja comendo. A grande diferença é que alguns alimentos precisam de muito mais moderação que outros. Ou seja, os alimentos da lista acima precisam ser evitados sempre que possíveis, ou até mesmo cortados completamente da dieta. Já frutas, vegetais e outros alimentos naturais, apesar de precisarem de moderação, podem ser consumidos com muito mais liberdade.
Leia mais: Frutas que não pode comer com febre: será que isso realmente existe?
Os MALEFÍCIOS da GORDURA no Corpo: Saiba como o NUTRÓLOGO pode te ajudar a se livrar deste perigo
O excesso de gordura no organismo não traz apenas uma insatisfação estética. Infelizmente, a proporção desequilibrada de tecido gorduroso é a causa de inúmeros problemas de saúde. Mas, muitas vezes, é difícil vencer essa luta sozinho (a), e é aí que o Nutrólogo pode fazer toda diferença no processo.