Pepino: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Como possui baixa caloria, o pepino é muito utilizado em dietas para perda de peso.

O pepino é um fruto pouco calórico, rico em água, vitaminas e fibra. Essa hortaliça costuma ser usada em sucos detox e saladas. Pertencente à família Cucurbitácea, a mesma das melancias, chuchu, melão, abobrinha e abóbora, é um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo. Os campeões de produção da hortaliça são os Estados Unidos, Irã, Turquia e a China. Em nosso país, os estados com maior produção são o Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Confira todas as informações sobre o assunto segundo o SaúdeLab.

Quais os benefícios do pepino

Como possui baixa caloria, o pepino é muito utilizado em dietas para perda de peso. O fruto é fonte de vitaminas A, C, K e complexo B, além de minerais como fósforo, cálcio, magnésio, potássio e antioxidantes.

O alimento auxilia na hidratação, ajuda a desinchar, melhorar o funcionamento do intestino e auxilia na saciedade.

Como escolher o pepino na hora de comprar

Os pepinos devem ser duros, sem nenhuma parte mole, além de apresentar cores vivas e sem manchas amareladas, pois estas indicam que o alimento já passou do ponto de ser consumido. Procure por pepinos sem rugas, pois as rugas indicam que possui pouca água. Prefira os de tamanho pequeno, eles normalmente têm menos sementes e o consumidor consegue aproveitar o alimento por completo.

É um vegetal popular em todo o mundo, e um fato curioso sobre ele é que ele é composto principalmente de água, cerca de 95% de sua composição. Isso significa que o pepino é extremamente hidratante e é uma excelente fonte de água para manter o corpo hidratado. Também é conhecido por ajudar na digestão e reduzir a pressão arterial, tornando-o um alimento saudável e nutritivo em muitas dietas.

Veja também: Benefícios do Pepino: conheça 30 motivos para incluir na sua dieta

Qual a melhor maneira de armazená-los

Os pepinos podem estragar com muita facilidade quando armazenados em temperatura ambiente, o ideal é que sejam mantidos dentro da geladeira, dentro de um saco plástico perfurado. Eles podem ser armazenados em geladeira por até uma semana, sem alterações de cor, aparência, sabor ou vitaminas.

É importante lembrar que seu armazenamento deve ser mantido na parte inferior da geladeira, pois se congelado pode perder seu sabor e nutrientes originais.

Como higienizar o pepino

Lavar o pepino em água corrente e logo em seguida deixar o fruto de molho na água misturada com bicarbonato de sódio ou vinagre por até 15 minutos, em seguida enxaguar em água corrente para consumi-lo, a fim de garantir a total eliminação das toxinas que possam ter ficado no alimento.

Maneiras de consumir o pepino

O pepino pode ser servido cru, com casca ou sem, como saladas ou em conservas. Algumas pessoas também preferem consumir o alimento de maneira cozida, em sopas, refogados ou recheados. Ele é uma ótima opção para ser incrementado em lanches, carnes, com alface e tomate.

Veja também: Como congelar pepino? Veja dicas importantes para mantê-lo conservado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação