Book Appointment Now
Mel faz mal para diabetes? Entenda as restrições e cuidados necessários
A princípio, o mel é um dos ingredientes de cozinha mais antigos que existem. Ele pode ser empregado tanto em receitas doces quanto em receitas salgadas, mas também é bastante comumente usado para adoçar bebidas. Contudo, será que o mel faz mal para diabetes? Venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o mel faz mal para diabetes, ou se ele é uma boa alternativa.
Muitas pessoas consideram o mel uma boa opção de diabetes pois ele é um ingrediente natural. Em comparação com adoçantes artificiais, realmente existem algumas vantagens nutricionais, visto que o mel possui componentes benéficos para a saúde. Porém nesse caso, como estamos falando da diabetes, o mais importante é entender o impacto que o mel pode ter na glicemia do sangue.
Características gerais do mel
Primeiramente, o mel é um produto muito rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, o que faz dele um grande aliado do nosso sistema imunológico. Esses componentes não só melhoram a imunidade em si do organismo, como também ajudam a combater e prevenir problemas pulmonares, inflamações na garganta e similares. Por isso ele costuma ser empregado como remédio caseiro para resfriados, gripes e outros.
Outra grande vantagem do consumo do mel são os benefícios que ele oferece para o sistema cardiovascular. No caso, ele pode fazer a diferença nos níveis de colesterol, pois ele ajuda a reduzir os níveis do LDL, considerado o colesterol ruim, e aumentar os níveis de HDL, considerado o colesterol bom. Ele também melhora consideravelmente a circulação, o que é especialmente vantajoso para quem sofre de hipertensão.
Leia mais: Conheça os benefícios do mel para saúde e saiba diferenciar o produto falso
O mel faz mal para diabetes ou não?
Agora que você conhece seus benefícios, resta apenas entender se o mel faz mal para diabetes de fato. Infelizmente, ele se assemelha muito ao açúcar nesse aspecto. O mel apresenta uma quantidade bem grande de carboidratos, que são justamente os responsáveis pela geração de glicose no nosso corpo.
Sob o mesmo ponto de vista, também é preciso mencionar que o índice glicêmico do mel é bastante alto. Isso significa que, além de ser rico em carboidratos, a digestão e absorção deles ocorre muito rapidamente. Em suma, o mel faz mal para diabetes sim, pois é capaz de elevar muito a glicemia do sangue, e em muito pouco tempo. Aliás, esse é um problema até para quem não tem diabetes, portanto, se você está em um quadro de pré-diabetes precisa ficar atento.
Não precisa proibir o mel na sua dieta
Conforme fora dito, o mel apresenta diversos benefícios para a nossa saúde. Portanto, se você é diabético e não quer deixar de aproveitar ele, saiba que você pode sim consumir o mel. Mas para que isso possa ser feito com segurança, é preciso que você tenha muita moderação. Portanto, sempre que for usar o mel no seu dia a dia, lembre-se de que seus efeitos na glicemia são muito parecidos com o do próprio açúcar.
Por fim, além de reduzir bastante o consumo do mel, procure comprar de marcas e em lojas que sejam confiáveis. Atualmente é muito comum encontrar lugares que vendem mel com muitos aditivos, fazendo que ele ele seja mais artificial, e prejudique mais a diabetes.
Leia mais: Melancia faz mal para a diabetes? Descubra se pode consumir tranquilamente
COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS: descubra o jeito certo de comer BANANA e MAÇÃ (COM RECEITAS)
A banana e a maçã estão entre as frutas mais consumidas, mas sabia que tem um jeito certo de comer para obter os melhores benefícios? Hoje, a Nutricionista Vanuza Lobato vai dar dicas poderosas e ensinar 2 receitas que vão salvar o seu café da manhã. Saiba tudo, aqui no SaúdeLAB.