Você tem o hábito de testar amostras de maquiagem? É melhor pensar duas vezes

A maquiagem tornou-se algo muito comum para os brasileiros. Mas, com a variedade de tons e texturas testar uma amostra, em lojas de cosméticos, é a melhor maneira para saber se aquele produto atente a sua necessidade. Contudo, este mostruário está disponível para várias pessoas que aplica ele na boca, rosto, e olhos antes de você.  Por isso, o SaúdeLAB mostra para você que um perfil em uma rede social mostrou que estas amostras contém microrganismos. Entenda!

Saiba o motivo de evitar testar amostras de maquiagem

As amostras de maquiagem são importantes para que a gente possa testar a maquiagem, porém, o ato de utilizá-las para verificar a qualidade e se combina. Esquecemos que este simples ato aparentemente inofensivo é também bastante anti-higiênico, visto que muitas pessoas aplicam os produtos para testar. Deste modo, um perfil no Tik Tok chamado how dirty is (quão sujo é), mostrou que estamos expostos a micróbios ao testar estas amostras. 

Durante o vídeo, eles vão em uma famosa loja de cosméticos conhecida no mundo inteiro, e vão até o mostruário onde estão as amostras de maquiagem para coletar o material. Com auxílio de um palito de madeira e algodão eles passam nos batons, máscara de cílios, blush e outras maquiagens. No laboratório observa-se a presença de microrganismos no material que foi recolhido das amostras. 

A princípio, os blushes, sombras e multi-sticks foram os produtos que mais produziram micróbios. Enquanto isso, os demais cosméticos apresentaram a proliferação de bactérias que causam infecções no trato urinário. Assim como, doenças respiratórias e pneumonia. 

Saiba também: Esponja e pincel de maquiagem escondem bactérias, alerta Marília no BBB23

Alerta

Diante disso, é preciso ficar alerta. Aliás, especialistas já alertam sobre testar produtos com amostras de maquiagem de lojas de cosméticos. Um dos casos mais marcantes foi de uma mulher que desenvolveu herpes labial após testar amostrar de batons em uma loja da Sephora.

Entenda que mesmo as lojas disponibilizando materiais descartáveis como lenços, cotonetes, absorventes, você ainda corre o risco de ser contaminado, haja visto que muitas pessoas ainda usam os dedos e aplicam o produto diretamente no rosto, boca e olhos. 

É comum pessoas testarem o produto e devolverem para a prateleira das amostras de maquiagem, que será usado sucessivamente por outras pessoas. Saiba que o grande problema em questão é que as redes comerciais não têm o devido cuidado, e deixam muitas vezes abertos e disponíveis para os clientes. 

Como testar amostras de maquiagem, então?

Para evitar as amostras de maquiagem, basta fazer isso no pulso, este é um lugar onde você não corre o risco de contato direto com a corrente sanguínea. Uma tática que pode ajudar é você borrifar álcool no batom, por exemplo, e aplicar, ele vai matar por alguns segundos, e retirar imediatamente. Contudo, entenda que isso também não é 100% seguro. 

Veja também: Diabético pode usar açúcar mascavo? Entenda se ele também é prejudicial

 

Compartilhe seu amor
Camila Sousa
Camila Sousa

Sou jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, com especialização em Ciência Politica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Artigos: 71