Esponja e pincel de maquiagem escondem bactérias, alerta Marília no BBB23

Em conversa no quarto secreto com o médico Fred Nicácio, a maquiadora pontuou necessidade de higienizar todos os itens, estudo confirma

Em conversa com Fred Nicácio no quarto secreto, Marília, que é maquiadora fez um alerta com relação aos pinceis de maquiagem e esponjas. Saiba mais aqui, no SaúdeLAB.

Marília faz alerta com pinceis e esponjas de maquiagem

A conversa do quarto secreto do Big Brother Brasil, na manhã desta quarta-feira (25), foi sobre bactérias. A participante Marília, falava com Fred Nicácio sobre o risco que as esponjas e pincéis de maquiagem representam para a saúde, se não forem higienizados corretamente.

A conversa aconteceu justamente enquanto a sister limpava seu kit de maquiagem. “As pessoas usam as esponjas na pele para espalhar base, por exemplo, e acertam acnes e sujidades, depois guardam. Isso é campo fértil para bactérias”, salientou a maquiadora.

Marília tem razão ao alertar sobre as bactérias, veja estudo

bactérias
Foto: Miguel Angel Guzman

 

Segundo o estudo “As superbactérias mortais à espreita em mais de nove em cada dez bolsas de maquiagem”, analisou 467 produtos de nécessaires, 79% deles estavam contaminados. De acordo com a Escola de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade de Aston, no Reino Unido, os itens mais críticos foram os misturadores, rímel e brilho labial.

A pesquisa liderada pelo Dr. Amreen Bashir e o professor Peter Lambert, avaliou 96 batons, 92 delineadores, 93 máscaras, 107 brilhos labiais e 79 esponjas. Então, os agentes nocivos mais encontrados nesses produtos foram bactérias como Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Citrobacter freundii, associadas a doenças e infecções graves.

Entretanto, a pesquisa em esponjas de maquiagens é pioneira, a despeito de serem extremamente populares. Frequentemente endossadas por celebridades, estima-se que mais de 6,5 milhões de esponjas já foram vendidas em todo o mundo.

Além disso, os pesquisadores descobriram  que esses produtos são particularmente suscetíveis à contaminação, pois muitas vezes são deixados úmidos após o uso. A umidade e a falta de luz criam um terreno fértil para bactérias nocivas.

“Logo, o perigo está nas más práticas de higiene dos consumidores quando se trata de maquiagem”, destaca Dr. Bashir. “Especialmente esses misturadores, onde encontramos bactérias como E.coli, que está ligada a contaminação fecal”, pontuou ele.

“Deve-se educar os consumidores e a indústria de maquiagem como um todo, sobre a necessidade de lavar pincéis e esponjas regularmente e secá-los completamente”, ressaltou o responsável pelo estudo. Finalmente, ele também alertou para os perigos do uso de maquiagem vencida.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação