Caldo de cana é remoso? Saiba agora se deve tomar em período de cicatrização

Sem dúvidas, poucas bebidas são tão refrescantes no calor quanto um bom caldo de cana. Ele é perfeito para qualquer tarde ensolarada, especialmente se estiver acompanhado de pastel. Entretanto, é preciso ficar bem atento com os efeitos que ele pode ter na nossa saúde. Por isso venha com SaúdeLab, entenda se o caldo de cana é remoso, e fique por dentro dos malefícios de seu consumo.

Por incrível que pareça, o caldo de cana oferece alguns benefícios para a nossa saúde que podem ser muito proveitosos. Afinal, não podemos deixar de lembrar que ele é um dos muitos alimentos naturais que existe, e assim como a grande maioria deles, o caldo de cana também é rico em nutrientes. Sendo assim, antes de falar se o caldo de cana é remoso, vale a pena conferir alguns de seus benefícios.

Benefícios do caldo de cana para a saúde

  • Mantém o corpo hidratado: boa parte da composição do caldo de cana é água. Em combinação com seus nutrientes, essa característica faz com que a bebida garanta uma boa hidratação para o nosso organismo.
  • Age como diurético: a grande quantidade de água também permite que o caldo de cana seja empregado como um diurético, de forma a melhorar a saúde funcionamento do sistema renal.
  • Combate problemas gástricos: o caldo de cana é considerado uma bebida bastante alcalina. Consequentemente, quando ela entra em contato com o suco gástrico, ela ajuda a controlar a acidez dele.
  • Melhora a saúde intestinal: por ser rico em fibras, e ter uma ação laxativa, o caldo de cana ajuda a manter um bom funcionamento do intestino, combatendo problemas como a constipação intestinal.

Leia mais: Caldo de Cana engorda? Diabético pode tomar? Saiba tudo sobre a bebida

O caldo de cana é remoso ou não?

Primeiramente, um alimento remoso é aquele que provoca inflamação no nosso organismo, graças a presença de gorduras, açúcar, sal ou óleos refinados em sua composição. Tal inflamação afeta diretamente a capacidade de cicatrização do nosso corpo. Isso faz com que os alimentos remosos sejam muito prejudiciais para quem fez um piercing, tatuagem ou cirurgia recentemente.

Dito isso, para entender se o caldo de cana é remoso, falta apenas analisar a sua composição. Conforme fora dito, ele é muito rico em nutrientes, como as fibras, e em água. Mas obviamente não podemos deixar passar que ele é extremamente rico em açúcar. Afinal, ele é extraído justamente da cana de açúcar, a matéria prima do açúcar refinado como conhecemos. Logo, a bebida é quase como uma espécie de “suco de açúcar”.

Sob esse ponto de vista, infelizmente é possível afirmar que o caldo de cana é remoso de fato. O açúcar é um dos compostos que possui ação inflamatória no nosso organismo, especialmente em excesso, como nesse caso. Portanto, o ideal é evitar o consumo da bebida em situações em que seu corpo requer energia para cicatrização.

Isso não significa que o caldo de cana deva ser proibido em toda dieta, mas sem dúvidas ele precisa ser consumido com muita moderação e cuidado.

Diabéticos precisam ter a atenção dobrada com o caldo de cana

Por fim, vale mencionar que o açúcar nada mais é do que carboidrato puro. Os carboidratos por sua vez são os compostos responsáveis pelo aumento da glicemia, a qual pessoas que sofrem de diabetes não conseguem controlar normalmente. Ou seja, o caldo de cana é remoso para a saúde de qualquer pessoa, mas é especialmente prejudicial para os diabéticos.

Leia mais: Palmito é remoso? Entenda de que forma ele pode afetar seu organismo

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915