Grávida pode tomar chimarrão, ou a bebida é perigosa para a gestação? Saiba mais

Dentre as inúmeras bebidas típicas que as regiões do Brasil possuem, o chimarrão é sem dúvidas uma das mais populares, ou ao menos uma das mais conhecidas. Porém mulheres gestantes ficam com medo de experimentar o chá, por receio dele afetar a saúde do feto de alguma forma. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se grávida pode tomar chimarrão, ou se a bebida é perigosa para a gestação.

Durante a gravidez, a mulher precisa ter uma atenção constante com a suas refeições. Tudo o que ela consome pode afetar a formação e saúde do feto. Apesar dos cuidados não se limitarem à sua alimentação, ela costuma ser uma das principais responsáveis por problemas de desenvolvimento do feto e complicações na gestação. Com isso, questionar se a grávida pode tomar chimarrão acaba sendo uma importante questão de segurança.

Do que o chimarrão é feito?

Por incrível que pareça, o chimarrão nada mais é que uma bebida feita com erva-mate, utilizando água quente como se fosse um chá. Dependendo de como a erva é produzida e da temperatura da água, a bebida passa a ter outro nome. Por isso o chimarrão é comumente confundido com o tereré, que utiliza a mesma erva como base, mas é preparado utilizando água fria.

Em relação as suas propriedades, a erva-mate garante ao chimarrão laxativas e digestivas, que beneficiam muito o sistema digestivo, e fornece uma grande variedade de minerais para o nosso organismo. Ela também tem um efeito similar ao café, ajudando a nos manter mais ativos e dispostos durante o dia. Por fim, por ser preparado com água quente, o chimarrão também age como diurético, favorecendo a saúde do sistema renal.

Leia mais: Chá de Erva-Mate: conheça os benefícios, cuidados e como preparar corretamente

Grávida pode tomar chimarrão ou não?

Agora que você conhece melhor a composição do chimarrão, será mais fácil de entender se grávida pode tomar chimarrão. Um dos motivos pelo qual o chimarrão age como o café no nosso organismo é que ele também contém cafeína. Em junção com a teofilina, ela faz do chimarrão um potente estimulante. O problema é que ambas as substâncias estão relacionadas à problemas na formação do feto, especificamente no crescimento dele.

Sob o mesmo ponto de vista, a teofilina e a cafeína também podem ser responsáveis por reduzir o peso do feto, aumentar o risco de parto prematuro, e outros problemas gestacionais. O que complica ainda mais a questão é que não se sabe de uma dose da bebida que possa ser completamente segura para a gestante Sendo assim, é impossível afirmar que uma grávida pode tomar chimarrão sem correr nenhum risco. Portanto, é mais seguro que a gestante evite o consumo de chimarrão durante a gravidez.

Hipertensos e ansiosos também devem evitar o chimarrão

Infelizmente a mesma ação estimulante do chimarrão que é prejudicial para as gestantes também pode afetar a ansiedade. Portanto, se você é ansioso ou tem histórico dessa doença, o ideal é que você evite o consumo. O mesmo vale para quem sofre de pressão alta, mas dessa vez o motivo por trás dessa restrição é o fato de que o chimarrão é capaz de estreitar os vasos sanguíneos, fenômeno que é perigoso para os hipertensos.

Leia mais: Cúrcuma faz mal para pressão alta? Saiba de que forma ela afeta seu organismo

A banana e a maçã estão entre as frutas mais consumidas, mas sabia que tem um jeito certo de comer para obter os melhores benefícios? Hoje, a Nutricionista Vanuza Lobato vai dar dicas poderosas e ensinar 2 receitas que vão salvar o seu café da manhã. Saiba tudo, aqui no SaúdeLAB.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915