Rapadura faz mal para diabético? Saiba como ela pode ser prejudicial para nós

Doces no geral são um problema para a diabetes, mas a rapadura se encaixa nisso?

De antemão, os doces no geral costumam ser os alimentos com os quais os diabéticos mais precisam ter cuidado. Afinal, a maioria deles são grandes fontes de carboidratos, que por sua vez são diretamente responsáveis pelo aumento da glicemia. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a rapadura faz mal para diabético, e como ela pode ser prejudicial para nós.

Antigamente, alguns alimentos eram tidos como proibidos para diabéticos. Felizmente, hoje sabemos que, nos casos em que a doença está bem controlada, um diabético pode comer praticamente qualquer coisa, desde que fique atento com a sua glicemia e tenha moderação. Mas isso não significa que não haja alimentos que são muito piores para a diabetes do que outros.

Do que a rapadura é realmente feita?

A princípio, a rapadura é um doce bastante difundido por todo o Brasil, mas é mais tradicional e consumido na região Nordeste do país. De maneira geral, ela é feita a partir do caldo extraído da cana-de-açúcar, que precisa ser reduzido até atingir o estado sólido. Quando o caldo chega nesse ponto, ele é moldado em formas para ficar do formato da rapadura como conhecemos.

Por incrível que pareça, o doce pode ser empregado para adoçar certas bebidas, e até mesmo em receitas típicas como o cuscuz. Mas talvez poucos saibam disso porque a forma de consumo mais comum é obviamente a rapadura em barra sozinha. Inclusive esse pode ser um bom alimento para atletas, visto que a rapadura ajuda a manter o físico durante e após exercícios físicos muito intensos.

Leia mais: 7 tipos de açúcar: saiba quais são as melhores e piores opções para sua alimentação

A rapadura faz mal para diabético?

Tendo em mente que a rapadura é um doce feito com o caldo de cana-de-açúcar, faz todo sentido ter ele ser problemático para a diabetes. Como o próprio nome já sugere, a cana-de-açúcar é a matéria prima para produzir o açúcar refinado, que é literalmente carboidrato puro. Consequentemente, a rapadura também apresenta uma quantidade gigantesca de carboidratos.

Sob esse ponto de vista, fica claro que a rapadura faz mal para diabético sim. Mas conforme fora dito, sabemos hoje que uma diabetes controlada quase não limita a alimentação. Ou seja, só porque a rapadura faz mal para diabético não significa que ela está totalmente proibida. Mas obviamente ela precisa ser consumida com muito mais moderação que outros alimentos, e com atenção para os níveis de glicose no sangue após o consumo.

A rapadura é prejudicial para a saúde de pessoas com diabetes

Por fim, é importante salientar que a rapadura não é um alimento problemático até para quem não sofre com diabetes. Nesse aspecto, a grande quantidade de carboidratos pode levar pessoas não diabéticas ou pré-diabéticas a desenvolverem a doença, e favorece muito o ganho de peso. Ou seja, a rapadura faz mal para diabéticos, mas os danos estão longe de serem restritos à eles.

Leia mais: Caldo de Cana engorda? Diabético pode tomar? Saiba tudo sobre a bebida

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação