Farinha de Pupunha pode ter potencial extraordinário para saúde; analisa estudo

Esta fruta é rica em antioxidante

A pupunha é um fruto muito conhecido na região amazônica, um alimento que faz parte da dieta da população que vive neste local. Contudo, o uso culinário dele é bastante limitado no restante do Brasil, apenas uma parte dele chega às mesas brasileiras, que é o palmito. No entanto, com objetivo de popularizar este fruto, assim como o açaí e o cupuaçu, a Universidade de São Paulo (USP) está avaliando as características e as possibilidades deste uso deste alimento no dia a dia. Deste modo, venha conferir com o SaúdeLab um pouco sobre a farinha de pupunha é os seus benefícios nutricionais.

Estudo da USP analisa a farinha de pupunha

O Brasil é um país rico quando o assunto é alimentos, e no caso da pupunha saiba que ele virou objeto de estudo. Este fruto passou a ser avaliado pelas suas características e possibilidades dentro da cozinha. Este estudo ocorreu na cidade de Pirassununga, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP. A princípio, um dos pesquisadores produziu a farinha de pupunha e realizou a coleta de caracterização e as suas propriedades, e assim criou a base de dados deste alimento.

A partir disso as informações passaram a ser avaliadas, tal como os aspectos nutricionais, e a segurança da farinha para o consumo alimentar. Nesse sentido, a farinha de pupunha pode ser utilizada de diversas formas para o preparo de panificação, bolos, biscoitos e etc. Além disso, essa fruta possui inúmeros benefícios, e nela está a sua durabilidade. 

A fruta da pupunha é fruta exótica e assim como a farinha traz inúmeros benefícios para nossa saúde. Ela tem um grande teor de vitaminas A e C que auxiliam em nossa imunidade, proporcionando estímulo para resistência do corpo e prevenir contra invasores externos. Além de não possuir glúten. 

Veja também: Benefícios do cardamomo: conheça essa especiaria maravilhosa e rica em antioxidantes

Características

Diante da preocupação para consumo de glúten, a farinha de pupunha também poderá substituir a farinha de trigo. Uma das principais características nutricionais da farinha de pupunha é a sua função antioxidante. Além disso, a farinha contém alta concentração de carboidratos, lipídios, proteínas, fibras e boas concentrações de potássio, ferro e manganês.

No entanto, os pesquisadores perceberam que a farinha de pupunha contém alta concentração de componentes fenólicos. Isto significa que, ao misturar com iogurte, o resultado mostrou que isso reduziu a absorção de proteínas no processo de digestão. A princípio, a farinha de pupunha já é comercializada, principalmente em lojas online e você pode inserir este alimento na sua alimentação. 

Aliás, ele se mostrou ser muito saudável para quem pretende substituir a farinha de trigo, sendo uma opção para quem também tem intolerância ao glúten. Principalmente, pelo fato que esta substância está presente no trigo, cevada e centeio. 

Saiba também: Conheça os 5 sintomas de intolerância ao glúten que mais afligem as pessoas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação