Book Appointment Now
Dormir com óleo no cabelo faz mal? Saiba como usar produto corretamente
Existem diversos tipos de óleo de cabelo que podem ser utilizados para diversos fins, tais como hidratação, nutrição e reparação de danos. Alguns dos óleos mais comuns são o óleo de argan, que é rico em antioxidantes e ácidos graxos; o óleo de coco, que é conhecido por suas propriedades hidratantes; o óleo de rícino, que ajuda no crescimento do cabelo; e o óleo de jojoba, que imita a oleosidade natural do couro cabeludo. Nesse sentido, dormir com óleo no cabelo faz mal? O SaúdeLAB preparou esse artigo com todas as informações necessárias sobre o assunto.
Saiba se dormir com óleo no cabelo faz mal
Tendo em vista a grande diversidade de tipos de óleo de cabelo, é importante saber quais as formas mais adequadas de uso. Além dos tipos já citados, há também o óleo de abacate, que é rico em vitaminas e ajuda a nutrir o cabelo, e o óleo de amêndoas, que é suave e pode ser usado em cabelos finos e delicados. É importante escolher um óleo que seja adequado para o seu tipo de cabelo e necessidades específicas.
Assim sendo, dormir com óleo no cabelo faz mal? Entenda melhor sobre o assunto agora mesmo!
Leia também: Vinagre de maçã tira a química do cabelo? Saiba como usar corretamente
Dormir com óleo no cabelo faz mal?
Há um certo debate em relação a se dormir com óleo no cabelo faz mal ou não. Algumas pessoas acreditam que isso pode obstruir os poros do couro cabeludo, causar acne ou aumentar a oleosidade dos fios. No entanto, muitos especialistas afirmam que dormir com óleo no cabelo é seguro e pode até mesmo trazer benefícios.
Quando usado corretamente, o óleo pode ajudar a hidratar e nutrir os fios durante toda a noite, como na umectação, deixando-os mais saudáveis e brilhantes pela manhã. Para evitar que o óleo fique em contato direto com o rosto ou travesseiro e cause problemas de pele, pode-se usar uma touca de cetim ou fronha de seda para dormir.
Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem um tipo de cabelo e pode reagir de maneira diferente ao uso de óleo, por isso é sempre importante testar o produto antes de usá-lo regularmente.
O que é umectação?
A umectação é um tratamento capilar que consiste em aplicar óleos vegetais no cabelo para nutrir, hidratar e fortalecer os fios. Esse tratamento é especialmente indicado para cabelos ressecados, danificados, com frizz ou pontas duplas. A umectação pode ser feita de diversas formas, mas a mais comum é aplicar o óleo no cabelo seco, mecha por mecha, da raiz às pontas, deixar agir por algumas horas ou durante a noite e depois lavar os cabelos normalmente.
É importante escolher o óleo adequado para o seu tipo de cabelo e não exagerar na quantidade, para evitar a oleosidade excessiva. Ademais, a umectação pode ser combinada com outros tratamentos capilares, como a hidratação, a nutrição e a reconstrução, para potencializar os resultados. É importante lembrar que a umectação não deve substituir a lavagem dos cabelos e que o excesso de óleo pode obstruir os poros do couro cabeludo e prejudicar a saúde dos fios.
Como usar óleo de cabelo corretamente
O ideal é aplicar o óleo no comprimento e nas pontas dos cabelos, evitando a raiz para não deixar os fios oleosos. Antes de aplicar o óleo, é importante lavar bem os cabelos e retirar o excesso de água com uma toalha. Em seguida, aplique o óleo massageando suavemente os fios com as mãos ou com um pente de dentes largos.
Deixe o óleo agir por pelo menos 30 minutos ou durante a noite, dependendo da indicação do produto. Depois, lave os cabelos com shampoo e condicionador para retirar o excesso de óleo. É importante lembrar que o uso excessivo de óleo pode deixar os cabelos pesados e oleosos, por isso, é recomendado usar o produto com moderação e seguir as instruções do fabricante.
Leia ainda: Está sofrendo com queda de cabelo? Chá da folha de goiabeira pode te ajudar