Quem tem pressão alta pode tomar chá de hibisco? Entenda a relação dele com a hipertensão

Sem dúvidas, o chá de hibisco é de longe um dos mais consumidos e populares. Isso não se dá apenas pelo sabor dele, mas também pelas propriedades que ele oferece. Mas será que essas propriedades podem ser problemáticas para quem é hipertenso? Venha com o SaúdeLab e veja se quem tem pressão alta pode tomar chá e hibisco, ou se ele é perigoso para a saúde nesses casos.

A hipertensão é uma das condições de saúde mais comuns no Brasil e no mundo, graças a rotina de vida e hábitos alimentares que as pessoas têm cultivado. Porém, mesmo com tantas pessoas que sofrem dessa condição, algumas delas não conhecem muito bem os cuidados que a hipertensão exige na alimentação.

Propriedades do chá de hibisco

  • Ajuda no emagrecimento: o hibisco é uma planta riquíssima em compostos fenólicos, tanto em quantidade quanto e diversidade. Esse tipo de substância melhora o metabolismo de gorduras, e reduz a absorção de carboidratos, resultando em uma grane ajuda na perda de peso.
  • Contém antioxidantes: outro tipo de composto bastante presente no hibisco são os antioxidantes. Uma de suas principais funções é combater os radicais livres do organismo, que causam o envelhecimento precoce.
  • Melhora os níveis de colesterol: consumir o hibisco pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim, e aumentar os de colesterol bom. Isso é extremamente benéfico para a nossa saúde cardiovascular, ainda mais de quem sofre de colesterol alto.
  • Combate microrganismos: por incrível que pareça, o chá de hibisco contém compostos que podem ajudar o organismo a combater alguns microrganismos, especialmente bactérias, que poderiam ser prejudiciais.
  • Promove a função hepática: quem sofre de esteatose hepática pode tirar bastante proveito do chá de hibisco. Ele é capaz de reduzir a produção de ácidos graxos realizada pelo fígado, combatendo essa condição de saúde, e mantendo o fígado protegido e sob bom funcionamento.

Leia mais: Canela faz mal para pressão alta? Entenda os efeitos dela na hipertensão

Quem tem pressão alta pode tomar chá de hibisco?

As pessoas que já estão acostumadas a tomar o chá já devem saber a resposta disso, mas se você não é uma delas e fica receoso com o consumo dele, é importante questionar se quem tem pressão alta pode tomar chá de hibisco. Afinal, são muitos os alimentos e bebidas que podem acarretar no aumento da pressão arterial, o que obviamente é muito perigoso para quem já é hipertenso.

Felizmente, quem tem pressão alta pode tomar chá de hibisco com segurança, e pode ter essa condição melhorada graças a ele. Isso se dá pela presença de antocianinas na composição do hibisco. Com elas, os vasos sanguíneos podem ser relaxados e dilatados. Consequentemente, tomar chá de hibisco enquanto hipertenso pode ajudar a combater a doença e os seus sintomas.

Se você está sob algum medicamento, é preciso tomar cuidado

Conforme fora dito, quem tem pressão alta pode tomar chá de hibisco sim. Mas se você já faz uso de algum medicamento para reduzir a pressão arterial, então consumir o chá é problemático. No caso, ele pode levar à hipotensão, que é outro condição grave. O mesmo vale para outros tipos de tratamentos, como diuréticos, ou quaisquer remédios que são empregados para tratar a diabetes.

Leia mais: Chá de hibisco faz mal para o coração? Entenda mais sobre seus efeitos

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915