Alopurinol faz mal para o fígado? Entenda este e outros efeitos

Sem dúvidas, o fígado é um dos órgãos mais vitais do nosso corpo. Mas em compensação, ele também é um dos mais sensíveis, de forma que a saúde dele pode se afetada por inúmeros fatores. Um desses fatores são os medicamentos, que dependendo do efeito pode prejudicar gravemente o órgão. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se o alopurinol faz mal para o fígado e fique por dentro de seus efeitos.

De antemão, o alopurinol é um medicamento empregado à muito tempo já. Ele possui um uso bastante específico para a saúde, mas que é crucial para o tratamento de certas doenças. Entretanto, assim como qualquer outro medicamento, ele precisa ser usado com cautela, e sempre sob a orientação de um médico.

Para que o alopurinol serve de fato?

Você sabe o que é o ácido úrico? Basicamente ele é um composto produzido no nosso organismo a partir da metabolização de outras substâncias, denominadas de purinas. Uma porção de todo ácido úrico produzido permanece circulando no nosso sangue, e outra porção é excretada através da nossa urina. Contudo, se esse composto ficar excessivo no corpo, ele se torna um problema.

De maneira geral, os rins tem dificuldades de excretar o ácido úrico corretamente quando ele está em grandes quantidades. Quando isso ocorre, além de aumentar o risco de pedras nos rins, o ácido úrico começa a se acumular no corpo, especificamente nas nossas articulações. Nisso, ele passa a formar pequenos cristais, levando à uma condição denominada de gota, que causa muita dor e inchaço nas articulações.

Quanto ao alopurinol, em termos gerais, ele é um medicamento capaz de reduzir os níveis de ácido úrico do organismo. Ele atua como um inibidor enzimático, e ajuda no tratamento da gota e de cálculos renais, que conforme fora dito, são consequências do ácido úrico elevado.

Leia mais: Excesso de ÁCIDO ÚRICO? Veja 8 frutas que ajudam no controle da Gota

E o alopurinol faz mal para o fígado ou não?

A princípio, como o fígado é responsável por metabolizar muitas das substâncias que entram no corpo, faz sentido questionar se o alopurinol faz mal para o fígado. Mas felizmente, diferente de muitos outros medicamentes, o alopurinol não é conhecido por ser prejudicial para esse órgão.

Por outro lado, em alguns casos ele pode até levar à algumas lesões, como necrose hepática. Nesses casos, as lesões só costumam ocorrer a longo prazo, dentro de semanas ou dias depois do início do consumo. Então, o alopurinol faz mal para o fígado apenas em casos muito exclusivos. Isso reforça o fato de que o uso do alopurinol deve sempre ser feito com a supervisão médica para garantir a segurança.

Para quem o alopurinol não é indicado ou recomendado?

Outra vantagem do alopurinol é que ele não possui muitas contraindicações. Também por questão de segurança, ele acaba não sendo muito recomendado para crianças pequenas, abaixo de 10 anos, ou para mulheres gestantes ou lactantes. Então quem não se encaixa em algum desses casos muito provavelmente não terá problemas com o uso do alopurinol.

Leia mais: Qual exame detecta gordura no fígado? Saiba como é feito o diagnóstico do problema

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915