Book Appointment Now
Comer arroz cru faz mal? Entenda quais podem ser as consequências na saúde
Você sabia que algumas pessoas preferem comer o arroz ainda cru? Para elas, isso é uma forma de economizar tempo, já que preparo obviamente fica mais simples. Contudo, é preciso entender se o cozimento do arroz serve apenas para mudar sua textura, ou se ele tem utilidade para a nossa saúde. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se comer arroz cru faz mal, e quais podem ser as consequências na saúde.
Sem dúvidas, é muito difícil encontrar alguém no Brasil que não goste ou não coma o arroz no dia a dia. Juntamente com o feijão, ele é um alimento extremamente básico da nossa dieta, graças a cultura que cultivamos com o tempo. Entretanto, do ponto de vista nutricional o arroz apresenta alguns problemas, especialmente se ele não for devidamente cozido antes do consumo.
É verdade ou não que comer arroz cru faz mal?
A princípio, muitos alimentos naturais podem ser prejudiciais para a nossa saúde se consumidos sem um preparo prévio. Nesse aspecto, costumamos pensar nas carnes, mas vegetais e grãos também possuem essa característica. E infelizmente o arroz está incluso nesse problema, de forma que comer arroz cru faz mal de fato.
No caso, existem dois fatores que levam o arroz cru a ser prejudicial. Um deles é que o grão do arroz é revestido por uma camada de celulose. A função dele é de proteger o grão, mas se ele não for cozido, a ingestão dessa camada pode levar à indigestão. E o segundo fator é um nutriente chamado lectina. Por incrível que pareça, o consumo dela é tão problemático que em alguns casos leva à vômitos, náuseas e diarreia.
Sob o mesmo ponto de vista, comer arroz cru faz mal também pelo mesmo motivo que a ingestão de outros alimentos crus, que é a contaminação. Existem espécies de bactérias que costumam habitar os grãos crus de arroz. Estas por sua vez podem ser responsáveis por fortes intoxicações alimentares.
Portanto, comer arroz cru faz mal sim e pode trazer uma série de problemas de saúde.
Leia mais: Arroz é carboidrato ou proteína? Saiba mais sobre os seus nutrientes
E lavar o arroz? É realmente necessário?
Agora sabemos que comer arroz cru faz mal, mas outra dúvida bastante comum entre as pessoas é a de se o arroz precisa ser lavado antes do cozimento. O costume que predomina é o de lavar o arroz, e um dos motivos por trás disso é que a água da lavagem fica branca, passando a impressão de que os grãos estão sujos. Mas na realidade, a cor da água não tem relação com sujeira.
Conforme fora dito, os grãos do arroz possuem uma camada protetora de celulose. Entretanto, essa proteção não é suficiente para segurar os nutrientes do arroz. Ou seja, a coloração branca da água após lavar o arroz não é de sujeira, e sim dos nutrientes do alimento. Portanto lavar o arroz faz com que ele perca parte de suas propriedades.
O consumo do arroz ainda requer bastante moderação
Por fim, existe mais uma característica do arroz que precisa ser levada em consideração durante o consumo, que é a quantidade de carboidratos dele. Em excesso, eles favorecem o ganho de peso e podem causar ou piorar a diabetes. Sendo assim, sempre que for consumir o arroz, não exagere. Se for possível, dê preferência pelo arroz integral, que possui fibras para amenizar o impacto dos carboidratos.
Leia mais: Quanto tempo dura o arroz na geladeira? Aprenda como conservar o arroz branco e o integral