Book Appointment Now
Quem tem colesterol alto pode comer tapioca? Evite erros críticos para a saúde
É muito comum ver a tapioca sendo empregada como uma opção saudável para as refeições, ou até lanches da tarde. De fato, ela tem propriedades que podem ser vantajosas para quem está tentando melhorar a alimentação, porém nem sempre ela é completamente segura. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que quem tem colesterol alto pode comer tapioca, ou não.
Infelizmente, cada vez mais pessoas tem sofrido com a alta do colesterol. Isso se dá pela queda na qualidade da alimentação de grande parte da população, que leva a inúmeros problemas de saúde.. Porém o colesterol em específico é um dos fatores que mais sofre com esse problema. Por isso é tão importante entender melhor como a alimentação pode afetar ele, ainda mais para quem já tem o colesterol elevado.
Importância e problemas do colesterol
De maneira geral, o colesterol é um dos muitos tipos de gorduras que nosso corpo necessita para a sobrevivência. Ele exerce uma função estrutural nas nossas células, garantindo a estabilidade e funcionamento delas. Ou seja, o colesterol por si só é um componente necessário, e não prejudicial. O problema começa quando ele fica acima dos níveis que precisamos.
Para que o colesterol seja encaminhado à diferentes partes do corpo, ele necessita que o transporte seja feito por lipoproteínas. Uma delas é o LDL, conhecida também por colesterol ruim, que perde parte do colesterol carregado durante esse transporte, o qual se deposita nos vasos sanguíneos.
Conforme o nosso colesterol aumenta, mais colesterol é perdido e depositado nos vasos, e é aí que os danos à saúde começam. O acúmulo de gorduras nos vasos leva à um problema chamado aterosclerose, que basicamente a formação de placas de gorduras. Esse fenômeno por sua vez aumento os riscos de problemas cardiovasculares, como infarto, hipertensão, AVCs e similares.
Leia mais: Quem tem colesterol alto pode comer batata doce? A resposta vai te assustar
Quem tem colesterol alto pode comer tapioca?
Do ponto de vista nutricional, a tapioca tem sim um problema grande, que é a sua grande quantidade de carboidratos. Quando em excesso, eles favorecem o ganho de peso e o aumento da glicemia, sendo um problema para à saúde como um todo, especialmente para quem é diabético. Entretanto, sua quantidade de gorduras não é significativa. Ou seja, quem tem colesterol alto pode comer tapioca sim, desde que tenha moderação.
Por outro lado, isso pode se reverter totalmente dependendo da forma em que você prepara ou consome a tapioca. É muito comum, por exemplo, as pessoas fazerem tapioca recheada com queijo, presunto, carne seca e similares. Nesses casos, quem tem colesterol alto pode comer tapioca, mas com muito mais atenção e moderação, pois esses ingredientes são fontes de gorduras.
Outros alimentos que precisam ser consumidos com cuidado
Tão importante quanto saber se quem tem colesterol alto pode comer tapioca, é ficar por dentro dos outros alimentos que também precisam ser evitado. Por exemplo, frituras, fast-foods e carnes embutidas são muito ricos em gorduras, sendo necessário evitá-los sempre que possível. O mesmo pode ser dito sobre algumas carnes vermelhas, especialmente as suínas, que em muitos cortes são gordurosos. Nesse aspecto, as principais opções são optar por cortes mais magros, ou priorizar as carnes brancas .
Leia mais: Quem tem colesterol alto pode comer ovo? Você esteve enganado esse tempo todo