Book Appointment Now
Quem não pode tomar chá de alecrim? Confira as suas contraindicações
De antemão, a maioria das pessoas conhece o alecrim apenas como um tempero, que por sinal é muito popular na cozinha. Mas essa erva também pode ser empregada para fazer um chá muito saboroso e nutritivo. O problema é que nem todo mundo pode aproveitar ele. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba quem não pode tomar chá de alecrim e confira as suas contraindicações.
Os chás no geral são bebidas ricas em propriedades e compostos. Não é a toa que eles são tão presentes e empregados em medicinas alternativas. Contudo, essa variedade de propriedades não é segura se os chás forem consumidos de qualquer forma, ou por qualquer pessoa.
Quais são as utilidades do chá de alecrim?
- Mantém a glicemia controlada: quem sofre de diabetes pode se beneficiar muito do chá de alecrim. A erva é capaz de melhorar a secreção de insulina e reduzir ativamente os níveis de glicose no sangue.
- Elimina líquidos em excesso: essa é na verdade uma propriedade comum entre os chás no geral. O consumo de chá de alecrim promove a diurese, que é a eliminação de líquidos excessivos através da urina.
- Favorece a digestão: se consumido após as refeições, o chá de alecrim ajuda o corpo a digerir os alimentos, de forma a prevenir gases e distensão abdominal, e controlar a acidez do estômago.
- É anti-inflamatório: nosso corpo realiza processos inflamatórios constantemente, mas alguns deles causam dores e resultam em doenças. Felizmente, o alecrim contém compostos anti-inflamatórios que ajudam nisso.
- Combate bactérias: uma das aplicações caseiras mais interessantes do chá de alecrim é no tratamento de infecções urinárias, diarreias e vômitos. Essas condições, principalmente as infecções urinárias, são causadas por bactérias, as quais podem ser combatidas pela ação antibiótica do alecrim.
Leia mais: O chá de alecrim faz mal para os rins? Entenda os cuidados agora mesmo!
Quem não pode tomar chá de alecrim?
Existem algumas condições de saúde que infelizmente são impeditivas para o consumo do chá de alecrim. Uma delas é a hipertensão, mas isso não ocorre por causa da doença em si, e sim por causa do tratamento dela. O chá de alecrim pode interferir na ação de alguns medicamentos, que incluem os remédios para pressão arterial. O mesmo pode ser aplicado para quem está sob o uso de diuréticos e anticoagulantes.
Sob o mesmo ponto de vista, quem não pode tomar chá de alecrim, assim como muitos outros tipos de chás, são mulheres grávidas e crianças pequenas. Essa contraindicação é comum para alimentos e bebidas ricas em nutrientes, como é o caso dos chás, pois crianças e gestantes tendem a ter uma saúde mais frágil. Logo, elas não podem arriscar o consumo de produtos com uma variedade tão grande em compostos.
Como preparar o chá corretamente?
Tão importante quanto saber quem não pode tomar chá de alecrim, é aprender a fazê-lo. Afinal, usar alecrim demais poderia ser prejudicial para a saúde, e usar de menos dificultaria o aproveitamento dos seus benefícios. Sendo assim, confira a seguir o passo a passo para fazer o chá de alecrim:
- Em uma panela sob o fogo, acrescente 250ml de água filtrada.
- Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente duas colheres de sopa de alecrim fresco.
- Mantenha a panela tampada e aguarde entre 5 a 10 minutos para fazer infusão.
- Por fim, passado o tempo, coe a água e já pode se servir.
Leia mais: Chá de alecrim faz mal para o coração? Entenda melhor essa questão