Amendoim cru faz mal? Descubra a forma correta de consumir

Poucas pessoas tem o hábito de comer o amendoim cru, o que é bastante compreensivo. Afinal, ele pode ser consumido e utilizado de incontáveis formas, cada uma mais saborosa do que a outra. Consequentemente, pode haver um certo receio de comê-lo ainda cru. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se o amendoim cru faz mal e qual a forma mais saudável de consumir ele.

De antemão, existem muitas polêmicas sobre como o amendoim afeta a nossa saúde. Boa parte dessas polêmicas se dão justamente por causa da formas em que ele é consumido. No caso, alimentos naturais, especialmente frutas, vegetais e oleaginosas, tendem a ser seguros mesmo quando crus. Mas existem sim algumas exceções, e portanto resta saber se o amendoim é uma delas.

É verdade que o amendoim cru faz mal?

Conforme fora dito, o amendoim pode ser consumido de diversas maneiras, mas comê-lo cru não costuma ser a opção mais popular. Mas a verdade é que ele apresenta nutrientes e benefícios muito proveitosos para a nossa saúde, que podem ser acessados mesmo quando ele está cru. Portanto nesse aspecto, não podemos afirmar que o amendoim cru faz mal, pelo menos não por si só.

O que realmente deixa as pessoas receosas em comer o amendoim, e não apenas quando eles está cru, é a quantidade de gorduras dele. Apesar de serem gorduras muito benéficas, e que favorecem a nossa saúde, fazem com que ele seja um alimento extremamente calórico. Logo, o amendoim cru faz mal se for consumido em grandes quantidades, mas isso vale para qualquer forma de consumo dele.

Leia mais: Repolho cru faz mal? Será que ele precisa ser cozido, ou não tem necessidade? Entenda!

Qual a maneira mais saudável de incluir o amendoim na dieta?

Atualmente, o amendoim está presente em incontáveis receitas e produtos. Infelizmente, ele é costuma ser muito consumido em sua versão salgada e industrializada, ou acrescentado de açúcar para fazer doces. Em ambos os casos, ele acaba sendo bastante nocivo para a saúde. Com isso, não só o amendoim cru faz não mal, como também acaba sendo uma das maneiras mais saudáveis de ter acesso aos seus nutrientes.

Benefícios do amendoim para o organismo

  • Mantém os músculos saudáveis: tanto o magnésio quanto o potássio são minerais bem expressivos do amendoim. Ambos estão relacionados com o fortalecimento e manutenção dos músculos.
  • Previne problemas cardíacos: o amendoim é fonte de resveratrol, um importante fitonutriente antioxidante. Quando no nosso organismo, ele ajuda a reparar possíveis lesões no coração.
  • Combate os radicais livres: assim como o resveratrol, a vitamina E, presente no amendoim, é antioxidante. Compostos desse tipo são capazes de combater os radicais livres do organismo. E estes por sua vez são causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Garante o bem-estar: por incrível que pareça, o amendoim combate o estresse e ajuda a manter o bom humor. No caso, isso se dá pela presença de triptofano e vitaminas do complexo B em sua composição, que favorecem a produção de serotonina, um importante neurotransmissor para o humor.

Leia mais: Comer arroz cru faz mal? Entenda quais podem ser as consequências na saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915