Book Appointment Now
Nebulização ajuda na tosse? Saiba agora como fazer do jeito certo
A princípio, o nebulizador é um aparelho que pode nos ajudar com diversos problemas de saúde, especialmente aqueles que afetam nossas vias respiratórias. Entretanto, é bom entender no que ele fato consegue ajudar antes de testar ele livremente. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se fazer nebulização ajuda na tosse, e quais as suas principais utilidades.
Sem dúvidas, a tosse é um sintoma extremamente comum. Ela pode ser desencadeada por incontáveis doenças e fatores externos. E dependendo do caso, ela consegue causar bastante incômodo, sem falar que em muitos casos ela é persistente e constante. Logo, se a nebulização realmente funciona para tratá-la, ela pode fazer a diferença na saúde e bem-estar de todos nós.
A nebulização ajuda na tosse mesmo?
De maneira geral, uma tosse intensa é um problema mais grave do que costumamos pensar. Através dela, o corpo acumula muito muco nasal, e as cavidades do nariz ficam mais ressecadas. Sem falar que ela também pode ser responsável por dores e até lesões na garganta. Graças a esse conjunto de efeitos, ficamos com dificuldades ao respirar. Mas felizmente, a nebulização ajuda na tosse de fato.
Em suma, o nebulizador é responsável pela produção de vapor, que por sua vez é inalado por nós. Esse inalação permite com que as membranas do nariz e vias aéreas sejam hidratadas. Com a hidratação, é possível ajudar o organismo a eliminar mucos acumulados. Logo, a nebulização ajuda na tosse pois o muco é justamente uma das causas e consequências desse incômodo.
Outras utilidades do nebulizador para a saúde
Não há dúvidas de que a nebulização ajuda na tosse. Contudo, conforme fora dito, ela nos ajuda com inúmeros problemas nas vias respiratórias. A hidratação e desobstrução que o nebulizador promove o combate desde de sintomas mais simples, como é o caso da tosse, até doenças respiratórias mais graves. Dito isso, confira a seguir algumas das outras condições de saúde que a nebulização ajuda a tratar:
- Asma
- Bronquite
- Fibrose pulmonar
- Gripe
- Pneumonia
- Faringite
- Resfriados
Cuidados importantes ao fazer a nebulização
Não podemos deixar de salientar que, por mais simples que a nebulização pareça ser, ela também precisa ser feita com cuidado para garantir a sua eficiência. Sob esse ponto de vista, sempre que for fazer a nebulização, certifique-se de que todo o aparelho esteja devidamente higienizado. Ademais, tenha atenção com a quantidade de vapor emitida, e lembre-se conferir se o nebulizador está seco e desligado antes de guardá-lo.
Por fim, outro detalhe importante é que, mesmo sabendo que a nebulização ajuda na tosse e outros problemas, muitas vezes ela não é a solução definitiva. Gripes, fibroses e pneumonia geralmente requerem tratamentos e medicamentos para além do nebulizador. Ou seja, se você estiver com algum problema respiratório, procure o atendimento médico o quanto antes. É somente através dele que você irá saber como tratar a sua condição, se a nebulização é realmente necessária e, se esse for o caso, como ela deve ser feita.
Leia mais: