É possível tirar milium com bicarbonato? Entenda agora se funciona mesmo

De antemão, assim como outros problemas de pele, o milium não costuma representar nenhum risco ou perigo para a saúde. Mas obviamente não deixa de ser uma questão a ser resolvida, até mesmo porque pode ser bastante incômodo para algumas pessoas. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se há como fazer para tirar milium com bicarbonato, e veja o que funciona contra ele.

À primeira vista ele é bem simples, mas poucos produtos conseguem ser tão úteis e versáteis quanto o bicarbonato de sódio. Ele possui aplicações para na saúde, culinária e até mesmo na higienização da nossa casa. Entretanto, um produto que consegue ter tantas formas de uso assim precisa ser manuseado com cuidado. Por isso é bom entender se realmente existe uma forma de tirar milium com bicarbonato.

Dá para tirar milium com bicarbonato ou não?

De maneira geral, o milium se desenvolve quando a nossa pele sofre muita exposição aos raios solares, ou em decorrência do uso de alguns produtos. Ele costuma afetar a pele do nosso rosto em específico, e leva ao surgimento de pequenas bolhas ou cisto, de coloração amarelada ou branca. Existem algumas formas bem eficazes de combater o problema, mas infelizmente não dá para tirar milium com bicarbonato.

Talvez um dos motivos pelos quais o bicarbonato seja tido como uma solução para o milium é o fato de que o problema afeta as camadas mais superficiais da pele. E o bicarbonato por sua vez consegue agir como esfoliante, dependendo da forma de uso. Contudo, essa ação não é o suficiente para podermos tirar milium com bicarbonato, e portanto ele não deve ser considerado uma alternativa.

Como fazer para eliminar o milium de fato?

Sabendo não não há como tirar milium com bicarbonato, é preciso aprender os métodos que realmente funcionam. No caso, um deles é o uso de medicamentos, pomadas, cremes e produtos similares. Eles costumam ser uma solução definitiva e bastante segura. Porém, como são produtos específicos, é importante usar eles apenas sob a orientação de um médico dermatologista.

Na verdade, por mais que ele não seja perigoso, o milium deve ser acompanhado por um profissional da área, seja ele um dermatologista ou esteticista. Isso porque outras técnicas e métodos, como peeling, limpeza de pele e lasers dependem do atendimento desses profissionais. Portanto procure evitar dicas caseiras sem a aprovação deles, e priorize os tratamentos oferecidos pelos profissionais especializados.

O bicarbonato pode sim ser benéfico para a pele

Por fim, não é porque não podemos tirar milium com bicarbonato que ele é inútil para a saúde e beleza da nossa pele. Conforme fora dito, ele age como esfoliante, o que por si só já é um efeito bem interessante. Mas por incrível que pareça, ele é bem proveitoso para a pele, tanto por sua composição química quanto pelo seu aspecto físico no geral. Sob esse ponto de vista, confira a seguir alguns dos benefícios dele na pele:

  • Impede infecções bacterianas
  • Remove impurezas e células mortas
  • Controla a oleosidade da pele
  • Mantém a pele mais lisa e limpa
  • Regula o pH e tamanho dos poros
  • Promove o clareamento da pele

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915