Bochecho com bicarbonato de sódio faz mal? Conheça os seus efeitos

Confira dicas e cuidados seguros para cuidar da saúde bucal

O bicarbonato de sódio possui aplicações muito diversas. E uma função dele está relacionada a saúde bucal, porém é preciso ter algumas ressalvas sobre essa forma de uso. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda para que serve e se pode fazer bochecho com bicarbonato de sódio.

Sem dúvidas, o bicarbonato de sódio está entre os produtos mais versáteis na cozinha brasileira. Com ele, é possível fazer misturas muito potentes para a limpeza de diversas superfícies, usar em receitas e por aí vai. Por outro lado, algumas pessoas gostam de aproveitá-lo na saúde e higiene da boca, dada a sua grande acessibilidade. Contudo, para fazer isso, alguns cuidados são necessários.

Para que serve um bochecho com bicarbonato de sódio?

A princípio, o uso do bicarbonato na saúde bucal é comum, porém com certos critérios. Muitos utilizam na intenção de manter a boca livre de microrganismos, e de fato o produto possui um certo potencial na eliminação de bactérias.

Em situações de feridas na boca, mal hálito, garganta inflamada, dores de dente, por exemplo, os bochechos com bicarbonato de sódio podem trazer alívio dos desconfortos e diminuir o mal cheiro, mas ele atua como um paliativo e não como tratamento. Jamais utilize puro e nem diretamente sobre os dentes ou feridas. Veja como diluir no passo a passo.

Leia mais: Como higienizar a boca após extração de dentes? Esses 3 passos não podem faltar

Quem NÃO deve fazer bochecho com bicarbonato de sódio?

Conforme fora dito, o bicarbonato é um potente bactericida e ajuda a sanitizar a boca. Porém, sua ação não pode exercer função de branqueamento eficaz. Não se engane, isso não acontece de forma definitiva e pode comprometer o esmalte dos dentes, principalmente se a pessoa tiver sensibilidade nos dentes.

Por ser um produto alcalino e abrasivo, quando em contato com os dentes, sua ação aumenta o desgaste do esmalte e consequentemente, piora a sensibilidade.

Pessoas que tem pressão alta (hipertensão) estão restritas a usá-lo devido ao elevado teor de sal de sódio. Aquelas que têm problemas gastrointestinais como úlcera ou refluxo, também devem evitar, pois pode comprometer o diagnóstico, vez que ele ameniza azia e má digestão, mas não trata a causa.

Haja vista, que o uso caseiro dele pode acarretar mais consequências do que em benefícios, se for sem orientação médica ou em quantidade excessiva. Dessa maneira, evite usar a substância sem diluir.

Passo a passo para preparar

Caso você não tenha nenhuma contraindicação para usá-la, por exemplo, dentes sensíveis ou hipertensão, basta seguir essas dicas de preparo.

No dia a dia:

Separe 50 ml de água filtrada (morna, se preferir) e meia colher rasa de café do bicarbonato e misture bem. Após, faça os bochechos por um ou dois minutos, sem engolir a solução.

Solução bucal com bicarbonato de sódio e óleo essencial de hortelã: 

Você vai precisar de um recipiente com tampa pequeno, 100 ml de água filtrada ou fervida, uma colher de sopa chá rasa de bicarbonato e 1 gotinha de óleo essencial de hortelã (opcional). Basta misturar bem esses ingredientes e está pronto. Não use todos os dias, basta apenas uma porção pequena (01 colher de sopa) para bochechar a cada 3 dias ou 1x na semana, lembrando de misturar sempre antes de usar a solução.

Leia maisAfta na boca: conheça 5 principais causas e como você pode aliviar a dor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação