Tem dúvidas se o colágeno faz mal para o estômago? Nós te explicamos todos os detalhes

Sempre ouvimos sobre o quão importante o colágeno é para a saúde e beleza da nossa pele e dos fios de cabelo. Contudo, algo que pouco se fala é ele possui algum tipo de efeito de colateral, ou se seu consumo é sempre seguro e inteiramente benéfico. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que o colágeno faz mal para o estômago, ou se é apenas mito.

A princípio, o colágeno é um composto que pode ser fornecido para o nosso organismo através, principalmente, de suplementos e da alimentação. Em ambos os casos, ele obviamente passará pelo estômago para ser devidamente digerido, absorvido e aproveitado. Logo, é importante entender o quão segura essa passagem e digestão são, ainda mais no caso dos suplementos, que concentram grandes quantidades de colágeno.

O colágeno faz mal para o estômago?

Antes de mais nada, por mais que possamos obter o colágeno externamente, ele também é produzido pelo próprio corpo. Basicamente, ele é um tipo de proteína que integra a nossa pele, e por isso precisa ser sintetizado por nós. O problema é que, com o passar do tempo ou em decorrência de hábitos de vida e condições de saúde, essa síntese é reduzia. Logo, passa a ser necessário obter o colágeno de outras formas.

No caso, por ser uma proteína, o consumo oral do colágeno de fato pode impactar o estômago. Isso se dá pelo fato de que as proteínas costumam levar mais tempo para serem digeridas. Entretanto, essa característica não é suficiente para afirmarmos que o colágeno faz mal para o estômago. Na realidade, acredita-se que o colágeno faz bem para o estômago e emagrecimento, pois a lenta digestão promove uma maior saciedade e satisfação.

Importância do colágeno para a nossa saúde

  • Mantem os ossos resistentes: diferente do que muitas pessoas pensam, os benefícios e efeitos do colágeno da saúde vão para além da pele. Por exemplo, ele é um dos importantes componentes da nossa estrutura óssea, e garante com que os ossos permaneçam resistentes com o envelhecimento.
  • Promove a saúde vascular: o colágeno também integra os nossos vasos sanguíneos. Através dele, é possível garantir que as artérias sejam mais elásticas, o que favorece a saúde delas e o transporte de sangue.
  • Inibe o envelhecimento da pele: nossa pele é uma das partes do corpo que mais são impactadas pelo envelhecimento. Como a síntese de colágeno diminui com o tempo, e ele é faz parte da estrutura da pele, pessoas mais velhas tendem a ficar com rugas e linhas de expressão. Felizmente, ao consumir o colágeno, é possível prevenir ou combater o desenvolvimento dessas problemas de pele.

Em quais alimentos podemos encontrar e obter o colágeno?

Sabendo que não há como afirmar que o colágeno faz mal para o estômago, e sim que ele é bastante benéfico para a nossa saúde, resta apenas conhecer as principais fontes dele. Se seu foco são os benefícios para a pele, então talvez a melhor alternativa seja usar cremes e hidratantes com colágeno. Mas em relação a alimentação, fora os suplementos, as principais fontes de colágeno são as carnes, especificamente as cartilagens e caldos de ossos.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress