Colágeno faz mal para os rins? Será que existe alguma relação entre eles?

Sabemos que o colágeno é importante para a pele, mas será que ele afeta os rins?

Sem dúvidas, o colágeno é um dos nutrientes que as pessoas mais procuram consumir. Sempre ouvimos falar dos inúmeros benefícios que ele oferece para a nossa beleza e saúde. Entretanto, há quem diga que o colágeno pode ser prejudicial para a saúde dos nossos rins. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o colágeno faz mal para os rins, e se existe alguma relação entre eles de fato.

Manter a saúde dos rins é uma tarefa que depende muito da alimentação e da nutrição do organismo. Alguns compostos podem favorecer ela, enquanto outros podem prejudicá-la. Logo, é importante que todos nós fiquemos atentos com as nossas refeições do dia a dia, e com os suplementos alimentares  que consumimos.

Benefícios do colágeno para a saúde

  • Favorece a saúde dos fios: conforme fora dito, o colágeno oferece muitos benefícios para a beleza. Um deles afeta o nosso cabelo, visto que o colágeno compõem o tecido capilar. Com isso, o nutriente acaba favorecendo a elasticidade e crescimento dos fios.
  • Mantém a beleza da pele: o colágeno também é extremamente presente na nossa pele. Fornecer colágeno para o organismo acaba hidratando e fortalecendo a pele, além de mantê-la hidratada. Ademais, a junção desses efeitos previne o desenvolvimento de linhas de expressão e de rugas.
  • Ajuda no ganho de músculos: por incrível que pareça, o colágeno promove a síntese de algumas proteínas. Essas por sua fez promovem um melhor ganho de massa muscular.
  • Fortalece as unhas e ossos: por fim, tanto os ossos quanto as nossas unhas também são beneficiados pelo colágeno. No caso, ambos são fortalecidos pelo nutriente, de forma a manter uma estrutura mais resistente.

Leia mais: Bioestimuladores de colágeno: especialista explica técnica que ajuda a melhorar a flacidez da pele

E o colágeno faz mal para os rins ou não?

A princípio, o colágeno por si só costuma ser bastante seguro para a nossa saúde. Inclusive, ele não apresenta nenhuma propriedade que nos permite dizer que o colágeno faz mal para os rins. Contudo, existe um problema que é comum para todo tipo de suplemento alimentar. Quando eles são consumidos em excesso, eles acabam sobrecarregando a função dos rins, e com o colágeno não é diferente.

Como os rins são responsáveis por filtrar e eliminar compostos do sangue, quaisquer nutrientes excessivos são submetidos à esse mecanismo. Com isso, grandes quantidades de colágeno se tornam um problema para os rins, pois eles precisam de um esforço maior para equilibrar os níveis de colágeno no corpo.

Sob o mesmo ponto de vista, o colágeno faz mal para os rins também em casos de insuficiência renal. Afinal, os rins de quem sofre desse tipo de condição não conseguem realizar a sua função de maneira eficiente. Então em suma, se você consumir colágeno moderadamente e apenas quando necessário, e possui uma boa saúde renal, não há como dizer que o colágeno faz mal para os rins no seu caso.

Como fornecer colágeno para o corpo?

Por fim, é importante salientar que as únicas pessoas que devem consumir o colágeno na forma de suplemento são aquelas que não conseguem obtê-lo em boas quantidades através da alimentação. Ou seja, a forma mais importante de fornecer colágeno para o organismo é através do consumo de alimentos ricos nele, como por exemplo:

  • Carnes brancas
  • Carnes vermelhas
  • Cartilagens
  • Gelatinas (ossos e cartilagens)
  • Caldo de ossos

Leia mais: Quem tem pedra na vesícula pode beber cerveja? Entenda mais sobre

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação