Banho de sabugueiro: para que serve, benefícios e como fazer corretamente

Banho de sabugueiro para que serve? – Você já ouviu falar do banho de sabugueiro? Se feito do jeito certo, ele promete diversos benefícios para a saúde do nosso organismo. Mas obviamente não há como aproveitarmos eles se antes não soubermos melhor quais são esses benefícios oferecidos.

Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e aprenda sobre o banho de sabugueiro, para que serve ele e como fazê-lo corretamente.

Primeiramente, o sabugueiro é um tipo de planta cujas as flores e folhas, principalmente, podem ser aproveitadas para múltiplas finalidades medicinais. E o mais interessante é que a forma com que esse aproveitamento é feito varia bastante.

O banho de sabugueiro é uma das principais delas, e saber como fazê-lo permite com que possamos acessar a grande maioria das propriedades da planta.

Banho de sabugueiro: para que serve?

À primeira vista, na composição química do sabugueiro, existe uma enorme variedade de substâncias. Dentre elas, algumas são anti-inflamatórias, enquanto outras são antioxidantes e antivirais.

Através dessa composição, fazer um banho utilizando o sabugueiro acaba tendo aplicações bem interessantes, o que nos leva a importância de entendermos mais sobre o banho de sabugueiro e para que serve ele.

Em suma, quando a planta é utilizada dessa forma, ela é uma grande aliada no combate e redução de dores. Ela é capaz de agir sob as nossas articulações e músculos, amenizando dores generalizadas neles.

Ademais, ao falar sobre o banho de sabugueiro e para que serve na saúde, não podemos deixar de mencionar a sua eficácia contra alguns problemas de saúde. No caso, estamos falando de hematomas, reumatismo, inchaços e inflamações superficiais.

Qual é a forma correta de fazer o banho? 

  1. Primeiramente, em uma panela grande, coloque cerca de um litro de água.
  2. Leve a panela para o fogão e deixe-a sob fogo alto para esquentar.
  3. Nesse mesmo instante, acrescente na panela aproximadamente 80g de folhas de sabugueiro.
  4. Espere até que a água comece a ferver e, quando isso ocorrer, aguarde mais 5 minutos.
  5. Passado o tempo, desligue o fogo e deixe a panela descansar por um bom tempo.
  6. Por fim, quando a água da panela estiver morna, coe ela é já pode se banhar. No caso, o ideal é aplicar o banho de sabugueiro nas áreas desejadas do corpo. Ademais, o processo deve ser repetido no máximo 3 vezes ao dia.

Aproveitando o sabugueiro através do chá

Por fim, vale a pena não só conhecer o banho de sabugueiro e para que serve ele na saúde, mas também as outras formas de aproveitar as propriedades da planta. Uma das principais alternativas para isso é o chá de sabugueiro.

Enquanto o banho utiliza as folhas da planta, o chá costuma levar as suas flores. E através de sua composição química fantástica, podemos aproveitar benefícios como:

  • Promoção da saúde renal
  • Combate contra dores de garganta
  • Controle do níveis de ácido úrico
  • Reforço na proteção contra gripes
  • Redução em sintomas de alergias
  • Combate contra tosses e a rinite
  • Amenização de febres e resfriados

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915