Excesso de gases pode ser emocional? Saiba como a saúde mental afeta o seu corpo

Excesso de gases pode ser emocional? – Quem tem gases com frequência sabe o quão incômodo, desconfortáveis e até constrangedores eles podem ser. E infelizmente muitas pessoas tem dificuldades em solucionar esse problema.

Um dos motivos por trás disso é o fato de que os gases podem ser causados por diferentes fatores. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o excesso de gases pode ser emocional e quais são as principais causas.

De antemão, o nosso psicológico consegue afetar e controlar a saúde do organismo das mais variadas formas. Por isso condições como a ansiedade e a depressão possuem sintomas tão diversos.

No caso dos gases, por serem um problema gastrointestinal, pode parecer estranho eles estarem relacionados com o emocional. Mas definitivamente essa não é uma possibilidade a ser descartada.

O excesso de gases pode ser emocional?

Quando falamos de problemas emocionais e psicológicos, geralmente estamos nos referindo ao estresse, ansiedade e condições similares. E por incrível que pareça, elas de fato consegue afetar o funcionamento do sistema digestivo, incluindo o trato gastrointestinal.

Isso por levar à diversos tipos de problemas, e inclusive podemos afirmar que o excesso de gases pode ser emocional.

No caso, uma das formas em que isso ocorre é quando sentimos estresse no dia a dia.

Ele afeta a circulação sanguínea por todo corpo, o que inclui o intestino. Nisso podemos expressar diversos sintomas intestinais, como constipação, dores, diarreia e a formação de gases.

Outro problema emocional que é comumente responsável pelos gases é a ansiedade. Isso porque ela é capaz de afetar e acelerar o trânsito do intestino, de forma que muitos alimentos passam a serem mal digeridos. Consequentemente o órgão e a microbiota intestinal tem mais trabalho na digestão, gerando mais gases.

Outras causas comuns dos gases no organismo

Como você pôde ver, de fato o excesso de gases pode ser emocional. Entretanto essa está longe de ser a única causa do problema. Conforme fora dito, gases são causados por múltiplos fatores diferentes, alguns mais e outros menos relacionados com o sistema digestivo em si.

Sendo assim, é importante saber o que mais pode levar a formação de gases para ter mais noção do que evitar fazer e como solucioná-los. Dito isso, veja as principais causas a seguir:

  • Uso de medicamentos antibióticos ou antiácidos
  • Consumo de água e outras bebidas gaseificadas
  • Ingestão de ar durante as refeições do dia a dia
  • Alguns casos de constipação do intestino
  • Consumo de alimentos difíceis de se digerir
  • Ausência de exercícios físicos na rotina

E como podemos fazer para combater os gases de forma segura?

Por fim, sabendo que o excesso de gases pode ser emocional, mas que também tem outras causas, as vezes é difícil evitar o problema de acontecer. E nesses casos é preciso saber o que fazer para reduzir os gases.

Para isso existem massagens abdominais, medicamentos, sucos e chás que costumam ser bem eficientes. Mas o ideal é consultar um médico para ter certeza da causa dos gases. Dependendo de qual ela é, pode ser necessário um tratamento específico.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915