Chá de erva doce é bom para gases? Descubra se ele é realmente efetivo nestes casos

Atualmente, o chá de erva doce é um dos mais consumidos pelo mundo. Isso se dá pela riqueza de compostos que ele possui, a qual permite com que a bebida seja extremamente benéfica para a nossa saúde. Inclusive há quem diga que ele seja capaz de combater gases. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba se o chá de erva doce é bom para gases e fique por dentro dos seus efeitos.

Cada tipo de chá possui aplicações específicas, já que diferentes ervas apresentam diferentes compostos. Na grande maioria das vezes, esses compostos são muito proveitosos para o organismo. Entretanto, a segurança deles só pode ser garantida se soubermos como fazer esse aproveitamento corretamente.

Quais são as utilidades da erva doce?

  • Protege o sistema cardiovascular: existem compostos anti-inflamatórios, antioxidantes e anticoagulantes na erva doce que melhoram a circulação sanguínea. Consequentemente, ela ajuda prevenir problemas de coagulação, que podem ser muito perigosos para o sistema cardiovascular.
  • Aumenta a imunidade: outra vantagem das ações anti-inflamatória e antioxidante da erva doce é que elas melhoram o funcionamento do sistema imunológico, aumentando nossas defesas.
  • Ameniza a menopausa e menstruação: mulheres que tem sofrido com os sintomas da menstruação e da menopausa podem tirar muito proveito da erva doce. Ela combate desde as dores de cabeça e cólicas até mesmo as ondas de calor da menopausa.
  • Favorece a digestão dos alimentos: não só a erva doce ajuda a controlar a acidez do estômago, como também melhora os processos digestivos do organismo.

Leia mais: Erva-Doce e Funcho são a mesma coisa? Saiba mais sobre essas plantas

O chá de erva doce é bom para gases?

Conforme fora dito, a erva doce melhora a digestão, algo que muitas vezes pode causar gases, dependendo do alimento e da saúde gastrointestinal. Logo, com base nisso, ela pode ajudar a combater esse problema e outros similares, como úlceras, gastrite e náuseas. Entretanto, existem outras propriedades que contribuem para dizermos que o chá de erva doce é bom para gases.

No caso, acredita-se que a erva consiga não só combater os gases em si, como também prevenir a formação deles. Ademais, quem sofre de gases costuma experenciar sintomas como dores abdominais e cólicas. E a erva doce por sua vez tem a capacidade de amenizar esses problemas. Portanto não há dúvidas de que o chá de erva doce é bom para gases e é aliada no tratamento deles.

O que mais pode ajudar a combater gases? 

Por incrível que pareça, o chá de erva doce não é o único conhecido por amenizar os gases. Na realidade o chá de funcho e erva cidreira costumam ter um efeito bem potente contra esse problema, servindo como uma ótima segunda opção. Mas também vale dizer que outras bebidas podem exercer o mesmo efeito. Esse é o caso de sucos feitos com frutas laxantes, como a ameixa e o mamão.

Enfim, combater os gases não está limitado apenas à nossa alimentação. Massagens na região do abdome costumam favorecer a eliminação dele. Ademais, dependendo do caso, é possível utilizar alguns medicamentos, mas o ideal seria procurar a orientação de um médico antes.

Leia mais: Chá de Erva-Doce: conheça os incríveis benefícios para adultos e crianças

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915