Book Appointment Now
Babosa serve para que tipo de doença? Conheça agora todas as suas utilidades
Babosa serve para que tipo de doença? – Muitas pessoas tem a impressão de que a babosa é um produto dedicado para a beleza. E apesar de realmente ter inúmeras aplicações nesse aspecto, ela também é extremamente proveitoso para a saúde, ajudando até mesmo no combate de algumas condições de saúde.
Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, saiba mais sobre a questão de que a babosa serve para que tipo de doença, e conheça as suas utilidades.
Atualmente, a babosa e seus princípios ativos são amplamente empregados em cremes, hidratantes e outros produtos para a pele. Isso reforça a ideia de que ela é útil apenas para a nossa beleza, e que a sua aplicação se limita à pele.
Mas na realidade, os princípios ativos que beneficiam tanto a aparência e aspecto da pele também podem ser aproveitados para a saúde do organismo, se aplicados de formas diferentes.
Babosa serve para que tipo de doença?
A babosa, também conhecida como Aloe vera, é uma planta suculenta conhecida por suas propriedades medicinais e benefícios para a saúde. Aliás, originária da região do Mediterrâneo, ela é amplamente cultivada em todo o mundo devido às suas muitas aplicações.
Ademais, suas folhas contêm uma substância gelatinosa rica em nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes. Inclusive, a babosa é famosa por suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, sendo usada para tratar queimaduras, cortes e irritações na pele. Conheça algumas delas:
- Problemas cardiovasculares: a babosa é bem rica em compostos antioxidantes. Estes ajudam a inibir a oxidação de gorduras, impedindo que os níveis de colesterol sejam elevados. E com um colesterol controlado, podemos prevenir diversas doenças cardiovasculares, desde derrames até infartos.
- Infecções generalizadas: por incrível que pareça, a babosa é um antisséptico e antimicrobiano bastante potente. Através dela, podemos combater uma série de infecções virais e bacterianas.
- Constipação intestinal: um substância bem peculiar da babosa é a aloína. Ela é considerada uma substância laxante. Isso significa que o consumo dela ajuda a melhorar o trânsito intestinal, combatendo a constipação.
- Condições gástricas: acredita-se que a babosa consiga neutralizar parte da acidez do estômago e melhorar a secreção de enzimas. Com isso, ela pode ser uma grande aliada no combate de problemas gástricos, especialmente a gastrite e o refluxo.
Quais doenças a babosa combate?
Se você ainda tem dúvidas sobre babosa serve para que tipo de doença, alguns dos principais problemas de saúde que a babosa pode ajudar a combater e como ela age incluem:
Queimaduras: A babosa é famosa por suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, o que a torna eficaz no tratamento de queimaduras, incluindo queimaduras solares. Aliás, seu gel acalma a pele irritada, ajuda na regeneração celular e alivia a dor.
Irritações na pele: A aplicação tópica do gel de babosa pode ajudar a aliviar irritações cutâneas, como erupções cutâneas, coceira e picadas de insetos, devido às suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias.
Psoríase e eczema: A babosa pode ser usada para aliviar os sintomas dessas doenças de pele, reduzindo a inflamação, a coceira e a descamação.
Acne: Seu gel pode ser aplicado topicamente para reduzir a inflamação e acelerar a cicatrização de acne.
Problemas digestivos: Consumir suco de babosa pode ajudar a aliviar sintomas de problemas digestivos, como indigestão, constipação e síndrome do intestino irritável, devido às suas propriedades laxativas e anti-inflamatórias.
Diabetes: Alguns estudos sugerem que a babosa pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes, mas isso deve ser feito com cautela e sob supervisão médica.
Sistema imunológico: O consumo de babosa pode fortalecer o sistema imunológico devido à presença de antioxidantes e vitaminas.
Queda de cabelo: A babosa é usada em produtos capilares para hidratar o couro cabeludo, fortalecer os folículos capilares e promover o crescimento saudável dos cabelos.
É importante destacar que, embora a babosa tenha muitos benefícios potenciais, o uso adequado e seguro deve ser seguido, especialmente quando se trata de consumo interno. Portanto, sempre consulte um profissional de saúde antes de usar a babosa como tratamento para qualquer condição médica.
Doenças de pele também podem ser combatidas através da babosa
Agora você sabe mais sobre a questão de que a babosa serve para que tipo de doença. Mas claro que não podemos deixar de mencionar que seu impacto na pele não se refere apenas a beleza dela.
Algumas doenças de pele também são combatidas através dessa planta. Isso inclui infecções de pele, feridas, inflamações, irritações e similares. Sendo assim, a babosa é útil para a saúde da pele e do organismo como um todo.
Como fazer para usar a babosa para além da pele?
Enfim, de nada adianta entender que a babosa serve para que tipo de doença se você não aprender a usar ela para essa finalidade. Afinal, os produtos com babosa são feitos quase que exclusivamente para a pele, e o uso deles costuma ser tópico. Sendo assim, para poder aproveitar a planta no combate de doenças, é preciso optar por outras formas de uso dela.
No caso, uma das principais formas de usar a babosa para doenças é através do suco de babosa. Para fazê-lo, as folhas precisam ser inteiramente descascadas, e o gel deve ser muito bem higienizado com água corrente. Seguindo esses cuidados, a babosa pode então ser batida no liquidificador com um pouco de água, e limão ou mel para adoçar o sabor. Com o suco bem batido, resta apenas consumir ele, tendo moderação no processo.
Leia mais: