Book Appointment Now
Água com alecrim: para que serve? Será que é perigoso? Entenda
Água com alecrim, para que serve? – De antemão, o alecrim é um dos temperos mais empregados na cozinha. Ele combina com molhos, massas, carnes e muitos outros pratos, acrescentando um sabor único à eles. E o melhor de tudo é que, de aproveitado corretamente, ele beneficia muito a nossa saúde.
Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre a água com alecrim, para que serve, e se tem algum risco em tomar.
Similar ao chá, a água de alecrim é uma ótima forma de extrair as propriedades dele. Claro que usar ele no preparo de receitas também funciona muito bem nesse aspecto. Mas a água de alecrim aproveita os nutrientes dessa erva de maneira mais pura.
Ou seja, ao tomá-la, estamos fornecendo ao organismo tudo o que o alecrim tem a oferecer, de benéfico, sem quaisquer interferências.
Água com alecrim: para que serve de fato?
Dentre as muitas propriedades da água com alecrim, precisamos destacar a ação que ela exerce no nosso cérebro. Acredita-se que os compostos do alecrim sejam capazes de promover as atividades cerebrais, de forma a melhorar a capacidade de memória. Ademais, é dito também que a água com alecrim reduz a fadiga mental como um todo, amenizando o cansaço do dia a dia.
Por outro lado, não podemos falar sobre a água com alecrim e para que serve ela sem mencionar seus efeitos no nosso físico. Ela combate não só o cansaço mental, mas também o cansaço do corpo e músculos como um todo.
E sob esse mesmo ponto de vista, ela ainda consegue estimular o organismo, atuando como um tipo de tônico para a saúde e atividades do corpo no geral.
Existe algum tipo de risco ao consumir a água de alecrim ou não?
Tão importante quanto saber sobre a água com alecrim e para que serve ela na saúde, é entender se ela apresenta ou não algum problema. Felizmente, o alecrim é considerado uma erva extremamente segura para o consumo, e não apresenta nenhuma contraindicação significativa.
Os únicos casos em que a água com alecrim pode se tornar um problema é em pessoas que possuem alguma intolerância ou alergia ao alecrim.
Passo a passo para fazer essa dica caseira
- Antes de mais nada, em uma panela sob fogo alto, acrescente duas xícaras de água filtrada.
- Enquanto a água esquenta, você já pode adicionar o alecrim também. No caso, se forem folhas secas, o ideal é uma colher de sopa. E se forem folhas frescas, pode adicionar duas colheres de sopa.
- Feita a adição, vá mexendo a panela com uma colher para incorporar tudo melhor.
- Depois de alguns instantes mexendo, você já pode desligar o fogo e esperar a água esfriar.
- Assim que ela tiver esfriado um pouco, leve a panela para um local seguro, e deixe ela reservada.
- Mantenha a panela reservada por cerca de 12 horas, para que a água captar bem as propriedades do alecrim.
- Por fim, tendo planejado e esperado o tempo, coe a água e já pode se servir.
Leia mais:
- Efeitos colaterais do energético: confira os malefícios que ele nos oferece
- Como usar alecrim para dores nas articulações: conheça um remédio caseiro poderoso
- Chá de alecrim: conheça as contraindicações, benefícios e mais
- Descubra os benefícios do chá de alecrim para dormir e saiba como fazer corretamente