Chá de alecrim: conheça as contraindicações, benefícios e mais

Fique por dentro de todos os detalhes das propriedades presentes no chá de alecrim

Chá de alecrim contraindicações – A princípio, poucos temperos são tão populares quanto o alecrim. Ele acrescenta um sabor único aos pratos, e combina com diversas receitas. E o melhor é que, graças a riqueza de propriedades dele, o alecrim pode ser usado para fazer um chá muito benéfico.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o chá de alecrim, contraindicações e benefícios dele, e a como fazê-lo corretamente.

O alecrim pode parecer uma planta simples à primeira vista, mas na realidade esconde efeitos bem interessantes. Graças a eles, o tempero acaba sendo considerado uma erva medicinal, tanto que o seu chá é aproveitado para diversos problemas de saúde.

Contudo, justamente por ser um tipo de erva medicinal, ele precisa ser manuseado e consumo com cuidado para evitar efeitos indesejados.

Chá de alecrim contraindicações

De antemão, o chá de alecrim possui contraindicações generalizadas e específicas. No caso das generalizadas, elas são comuns também para outros tipos de chás, e estabelecem uma margem de segurança.

Essas contraindicações se resumem basicamente à pessoas que estão sob uso de medicamentos, ou mulheres que estão sob gestação. Não é sempre que o chá de alecrim irá interferir na saúde nesses casos, mas é importante ter precaução.

Quanto ao chá de alecrim e as contraindicações mais específicas, a primeira delas são as pessoas epiléticas. Isso porque existe a possibilidade dos óleos presentes nele dispararem uma crise epilética.

Outra contraindicação bem importante se refere à pessoas com problemas hepáticos. Acredita-se que o consumo do chá de alecrim interfere na saída da bílis, o que pode agravar algumas doenças que afetam o fígado.

Efeitos benéficos do chá para a saúde

  • Mantém a diabetes controlada: quem é diabético pode aproveitar o chá de alecrim para controlar melhor a glicemia do sangue, evitando que a diabetes saia de controle e seja agravada.
  • Promove a digestão: se consumido após uma refeição, o chá de alecrim ajuda o corpo a digerir os alimentos, e inibe problemas relacionados à gases, dores abdominais e acidez estomacal.
  • Garante a saúde e beleza capilar: por incrível que pareça, podemos aproveitar aplicar diretamente o chá de alecrim nos fios de cabelo para promover o crescimento deles, fortificar o cabelo e combater problemas como a caspa e o excesso de oleosidade.
  • Melhora a saúde cerebral: também acredita-se que o chá de alecrim pode ser empregado para melhorar funcionamento do cérebro, de forma a amenizar o estresse, evitar problemas de memória e reduzir o cansaço e esgotamento mental da rotina do dia a dia.

Como fazer para preparar o chá de alecrim?

Enfim, agora que você conhece melhor o chá de alecrim, contraindicações e benefícios dele, resta apenas aprender a fazê-lo. E para isso, basta acompanhar o passo a passo a seguir:

  1. Primeiramente, em uma panela sob fogo alto, coloque 250ml de água.
  2. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente duas colheres de sopa de alecrim.
  3. Mantenha a panela tampada e aguarde cerca de 5 a 10 minutos para fazer a infusão.
  4. Passado o tempo, coe a água em uma xícara e espere esfriar um pouco.
  5. Por fim, depois de alguns instantes, já pode se servir.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação