Book Appointment Now
Óleo de andiroba para o fígado: será que o uso é seguro? Entenda
Óleo de andiroba para o fígado – Você já ouviu falar do óleo de andiroba? Ele é um produto que oferece muitos benefícios para a saúde, especialmente para a pele em específico.
Entretanto, existe uma certa confusão em relação a como ele pode impactar a nossa saúde hepática. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre o óleo de andiroba para o fígado e quais as suas principais utilidades.
De antemão, o fígado é um dos órgãos mais vitais e sensíveis do nosso corpo. O funcionamento dele pode ser impactado, positivamente ou negativamente, por diversos fatores.
Um dos principais deles é o que consumimos no dia a dia, visto que alguns alimentos e produtos podem extremamente nocivos para o órgão. Resta saber se esse é ou não o caso do óleo de andiroba.
Óleo de andiroba para o fígado é bom?
Primeiramente, um dos principais efeitos do óleo de andiroba é o seu potencial anti-inflamatório. Ou seja, ele é capaz de combater processos inflamatórios do organismo.
E o fígado por sua vez é um órgão que costuma ser bastante afetado por esse tipo problema. Com isso, na teoria poderíamos dizer que o óleo de andiroba para o fígado faz bem, mas na prática infelizmente não é exatamente assim.
No caso, acredita-se que a composição geral do óleo de andiroba não seja inteiramente segura para o consumo oral. Existem algumas condições de saúde que de fato podem ser tratadas através dessa forma de uso.
Mas no geral, ela é bem nociva para o organismo, especialmente para a saúde estomacal e hepática. Sendo assim, não há como afirmar que é seguro usar o óleo de andiroba para o fígado.
Portanto, não se deve tomar o óleo de andiroba, pois seus efeitos podem ser muito tóxicos.
Para quê o óleo de fato pode ser utilizado?
Conforme fora dito, o óleo de andiroba é um produto de ação anti-inflamatória. Não podemos dizer que o óleo de andiroba para o fígado é bom por causa dela, mas sem dúvidas essa propriedade é proveitosa de muitas outras formas.
Se aplicado na pele, ele pode fazer maravilhas pela saúde e beleza dela. E o melhor é que o produto ainda tem muitas outras propriedades interessantes.
De maneira geral, acredita-se que o óleo de andiroba consiga agir como um antisséptico, hidratante, analgésico, amaciante e até mesmo inseticida.
Combinando todos esses múltiplos efeitos, podemos dizer que que o óleo de andiroba oferece benefícios como:
- Redução e alívio de dores musculares
- Melhoria no aspecto da pele do rosto
- Combate de eczemas e parasitas de pele
- Mantém insetos afastados da pele
- Garantia da hidratação da pele e dos fios
- Redução da queda dos fios de cabelo
Sempre utilize o óleo de andiroba com muito cuidado no dia a dia
Tendo em mente que não é bom usar o óleo de andiroba para o fígado, fica claro que o uso dele precisa de atenção. Como a maioria dos seus benefícios são voltados para a pele e cabelos, a aplicação dele acaba sendo limitada à eles.
Mas mesmo utilizando da forma correta, é importante consultar um dermatologista ou profissional similar antes de se aderir ao uso do óleo de andiroba para ter certeza de que ele vá ser seguro.
Leia mais: