Tamarindo é bom para diabetes? Descubra se faz bem ou mal

Tamarindo é bom para diabetes? – De antemão, quem sofre de diabetes precisa tomar bastante cuidado com o consumo de diversos tipos de alimentos. Isso inclui até mesmo algumas frutas, que podem ser tanto prejudiciais quanto benéficas em relação ao controle dessa condição.

Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o tamarindo é bom para diabetes e quais são os seus principais benefícios.

Por não ser tão popular e consumido quanto outras frutas, poucas pessoas estão familiarizados com o tamarindo. Entretanto, as propriedades dele nunca devem ser subestimadas.

O tamarindo oferece uma grande variedade de nutrientes e, consequentemente, benefícios para a nossa saúde. Resta saber como ele pode impactar o organismo de pessoas que possuem diabetes.

Tamarindo é bom para diabetes?

Em suma, a diabetes é uma condição em que o organismo não é capaz de controlar os níveis de glicose do sangue normalmente. Geralmente, isso se dá por algum problema na produção ou aproveitamento da insulina, hormônio que regula a glicemia.

E enquanto a insulina realiza esse controle, o consumo de carboidratos favorece a elevação dos níveis de glicose. É justamente por isso que o tamarindo é bom para diabetes.

No caso, um dos nutrientes mais expressivos do tamarindo são as suas fibras. Apesar de serem conhecidas por seus benefícios para o intestino, elas também são grandes aliadas na diabetes.

Isso porque as fibras reduzem a velocidade com que os carboidratos que consumimos são digeridos. Ou seja, o tamarindo é bom para diabetes pois reduz o impacto que os carboidratos exercem na glicemia do sangue.

Dependendo da forma de consumo, o tamarindo pode ser ruim para diabéticos

Conforme fora dito, é graças as suas fibras que o tamarindo é bom para diabetes. Entretanto, não podemos deixar de salientar que a fruta também é fonte de carboidratos, mesmo que poucos.

Logo, se consumida em excesso, as fibras não são suficientes para garantir o controle da diabetes. Esse risco é ainda maior se você optar por um suco de tamarindo que for adocicado demais com açúcar.

Outras formas com que o tamarindo beneficia a saúde

  • Aumenta a imunidade: a combinação de vitamina A e C, ambas presentes no tamarindo, favorece as atividades das célula de defesa do organismo. Logo, consumir a fruta regularmente melhora os mecanismos do sistema imunológico, mantendo o nosso corpo mais bem protegido.
  • Favorece a cicatrização: essa mesma combinação de vitaminas ainda é muito proveitosa para a pele. Acredita-se que ela exerce uma forte ação anti-inflamatória, a qual reforça e acelera a cicatrização.
  • Auxilia no emagrecimento: se você deseja perder peso, saiba que o tamarindo pode ser um grande aliado para você. Isso porque as fibras dele promovem a saciedade, e a fruta apresenta propriedades que melhoram o metabolismo de gorduras e diminuem a absorção das mesmas.
  • É antioxidante: graças a presença de compostos antioxidantes no tamarindo, a fruta é capaz de combater os radicais livres, causadores de doenças neurodegenerativas e do envelhecimento precoce.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915