Book Appointment Now
Para que serve a casca da graviola? Saiba como aproveitar suas propriedades
Não jogue fora, você sabe para que serve a casca da graviola? A princípio, sabemos que as frutas no geral são alimentos extremamente nutritivos. Uma dieta rica em frutas oferece grande parte das vitaminas e minerais que o nosso organismo necessita para a sobrevivência.
Entretanto, a maioria das pessoas descartam as cascas, sendo que muitas vezes também são benéficas. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar para que serve a casca da graviola e como aproveitar suas propriedades.
Sem dúvidas, não há como dizer que a casca das frutas são a porção mais saborosa. O sabor delas se concentra principalmente na sua polpa. Mas o mesmo não pode ser dito de seus nutrientes.
Eles estão presentes tanto na polpa quando na casca, sementes e folhas da fruta. E com a graviola não é diferente, visto que o consumo da sua casca pode beneficiar a nossa saúde de diferentes formas.
Para que serve a casca da graviola?
À primeira vista, a casca da graviola realmente não é muito atrativa. Enquanto a polpa da fruta é macia e bem doce, a sua casca é bem grossa, espinhosa e tem um gosto totalmente diferente.
Logo, faz todo sentido a grande maioria das pessoas descartar a casca dela durante o consumo. Contudo, na prática, isso nos impede de aproveitar todos os benefícios e nutrientes que a fruta tem a nos oferecer.
No caso, assim como a polpa, a casca da graviola pode concentrar fibras, vitaminas e outros compostos. Com isso, saber para que serve a casca da graviola significa reconhecer que ela pode ser uma aliada da nossa saúde intestinal, sistema imunológico e organismo como um todo.
Portanto, se for comer graviola, aproveite bem a polpa mas não descarte as outras estruturas da fruta.
Como fazer para aproveitar a casca da graviola no dia a dia?
Agora que você sabe para que serve a casca da graviola, é bom aprender formas de usar ela. Afinal, conforme fora dito, ela realmente não é muito saborosa ou atrativa, especialmente se comparada com a polpa.
Felizmente, ela é muito boa para fazer bebidas como vitaminas, chás e sucos, e algumas sobremesas, como mousses, smoothies, sorvetes e similares, podendo até ser combinada com outras frutas.
Benefícios da graviola para a nossa saúde
Por fim, se combinarmos os nutrientes da casca com os da polpa da graviola, podemos ter acesso à uma grande variedade de nutrientes. Dentre eles, podemos encontrar compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, além de flavonoides, e fibras e vitaminas, mencionadas anteriormente.
Sendo assim, tão importante quanto saber para que serve a casca da graviola é conhecer os principais benefícios da fruta como um todo. Portanto confira eles a seguir:
- Combate e ameniza o estresse e a ansiedade
- Auxilia na prevenção de alguns tipos de cânceres
- Ajuda a inibir e combater processos inflamatórios
- Reforça as proteções do nosso estômago
- Mantém uma melhor hidratação do organismo
- Conserva a saúde dos olhos e a visão
- Promove e protege a saúde cardiovascular
- Ajuda a controlar a diabetes
- Favorece o funcionamento do sistema imunológico
Leia mais:
- Frutas que ajudam na cicatrização: conheça essa grandes aliadas da pele
- Casca de tamarindo: para que serve, quais os seus efeitos e como utilizar corretamente
- Chá da casca do limão para gordura no fígado funciona? Veja seus efeitos
- Passar casca de banana no rosto tira manchas da pele? Será que é perigoso? Entenda