Book Appointment Now
Leite de alpiste cura diabetes? Será que ele pode controlar a doença? Entenda
Algumas pessoas acreditam que o leite de alpiste cura diabetes. Aliás, atualmente, para reduzir ou substituir o leite de vaca, existe uma grande variedade de tipos de leite. Muitos deles tem origem vegetal, e apresentam propriedades benéficas para a saúde.
Um grande exemplo é o leite de alpiste, que promete ser benéfico para diabéticos. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o leite de alpiste cura diabetes, e se ele pode ou não ajuda a controlar ela.
De antemão, quem é diabético sabe como essa condição limita a vida em alguns aspectos, especialmente quanto aos nossos hábitos alimentares. Isso porque diversos alimentos podem agravar a diabetes e levar à problemas de saúde.
Porém, em compensação, também existem muitos produtos que ajudam a manter essa condição sob controle. Resta saber se esse é o caso do leite de alpiste.
É verdade que o leite de alpiste cura diabetes?
Em suma, o alpiste é um tipo de semente comumente empregada na alimentação de aves. Mas apesar desse ser um de seus principais usos, ele é um ingrediente muito nutritivo.
Graças a sua rica composição, o leite produzido a partir do alpiste costuma ser bem mais rico em proteínas que o leite de vaca comum, além de ter uma ação antioxidante moderada. E é justamente a sua composição leva as pessoas a acreditarem que o leite de alpiste cura diabetes.
No caso, ele é fonte de nutrientes como ômega-6 e ácido linoleico. Em conjunto, eles não só melhoram o controle do colesterol, como também facilitam muito a regulação dos níveis de glicose do sangue.
Obviamente isso não significa que o leite de alpiste cura diabetes de fato. Porém não há dúvidas de que ele é um grande aliado no controle dessa condição, e que impede ela de se agravar.
Sozinho, o leite de alpiste não consegue fazer milagres pela a diabetes
Novamente, não há como afirmar que o leite de alpiste cura diabetes, e sim que ele ajuda a mantê-la sob controle. Entretanto, é importante salientar que ele não deve ser visto como uma solução para o problema.
Para evitar que a diabetes seja agravada, é necessário manter uma alimentação saudável, equilibrada e com uma quantidade reduzida de carboidratos. Ela é uma condição que depende de bons hábitos alimentares, e não apenas do leite de alpiste.
Outras vantagens do leite de alpiste para a saúde
Conforme fora dito, o leite de alpiste tem ação antioxidante, e é fonte de ômega-6, proteínas e ácido linoleico. Contudo, ele ainda apresenta triptofano, vitaminas, anti-inflamatórios e muitos outros compostos indispensáveis para a manutenção da saúde do organismo.
Ou seja, mais importante que entender a questão de se o leite de alpiste cura diabetes, é conhecer as propriedades gerais dele. Sendo assim, veja a seguir os principais benefícios dele:
- Auxilia nos processos de perda de peso
- Ajuda a combater e prevenir a ansiedade e a depressão
- Favorecem a capacidade de aprendizado e memorização
- Promove um melhor controle da pressão arterial dos vasos
- Melhora o desenvolvimento e aumento da massa muscular
Leia mais:
- Portador de Diabetes: conheça seus direitos e deveres
- Chá de alpiste para pressão alta: será que funciona mesmo? Entenda
- Maxixe é bom para pressão alta? Entenda seus efeitos na saúde