Gérmen de trigo solta o intestino? Descubra agora se é benéfico ou não

Será que o gérmen de trigo solta o intestino? Sem dúvidas, existem pouquíssimos ingredientes que são tão básicos quanto o trigo. Ele é a base para a produção de incontáveis alimentos, especialmente massas.

Mas atualmente existe uma grande polêmica quanto ao gérmen de trigo, e os efeitos dele no nosso intestino. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o gérmen de trigo solta o intestino e confira algumas de suas propriedades.

De maneira geral, o gérmen do trigo é a estrutura do vegetal responsável por originar o trigo, como se fosse um grão embrião dele. À primeira vista, pode não parecer um produto muito diferente do próprio trigo ou da farinha produzida a partir dele.

Entretanto é preciso ter em mente que a  farinha e o trigo que chegam aos mercados passam por inúmeros processos de produção, aos quais o gérmen de trigo não é submetido.

Gérmen de trigo solta o intestino?

A princípio, durante a produção e refinamento do trigo, a pele e o gérmen dele são descartados. Isso acaba afetando a composição nutricional final dele. Como exemplo disso, está o fato de que o gérmen é uma porção do trigo que concentra muitas fibras.

Estas por sua vez são um dos principais nutrientes que afetam o funcionamento e a saúde intestinal. E é justamente por causa dessas fibras que o gérmen de trigo solta o intestino.

No caso, as fibras estão relacionadas à uma melhoria nos movimentos do intestino, e na formação e evacuação das fezes. Isso significa que elas são capazes de combater tanto a constipação intestinal, em que o intestino se encontra preso, quanto a diarreia, em que ele está solto demais.

Portanto se você estiver constipado, saiba que o gérmen de trigo solta o intestino de fato, e pode ajudar no tratamento do problema.

Outros importantes efeitos do gérmen para a saúde

Apesar das fibras serem um dos principais nutrientes do gérmen de trigo, elas estão longe de serem os únicos. Em sua composição, podemos encontrar uma grande variedade de minerais, como o potássio, ferro e cromo.

Ademais, ele também é fonte de algumas vitaminas, como a vitamina E, de proteínas e diferentes antioxidantes. A partir dessa composição, o gérmen de trigo solta o intestino e ainda oferece benefícios como:

  • Fortalece o nosso sistema imunológico
  • Inibe os danos dos radicais livres no corpo
  • Promove o desenvolvimento e saúde muscular
  • Auxilia no controle da pressão arterial dos vasos
  • Ajuda a regular os níveis de colesterol e glicose
  • Previne e combate casos de anemia
  • Mantém os fios de cabelo e a pele nutridos

Em excesso, o gérmen de trigo pode ser problemático para a saúde

Infelizmente existem alguns pequenos problemas na composição do gérmen de trigo que fazem com que ele seja prejudicial em grandes quantidades. No caso, assim como as outras formas do trigo, ele é rico em carboidratos, e portanto leva ao ganho de peso em excesso.

Ademais, ele também contém glúten e oxalato, substâncias que são respectivamente nocivas para pessoas com doença celíaca ou problemas renais.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915