Tiamina: para que serve nas cãibras? Descubra seus verdadeiros efeitos

Será que a tiamina serve para cãibras? Popularmente chamada de vitamina B1, a tiamina é um nutriente muito importante para a nossa saúde. Parte de suas funções estão relacionadas com a saúde dos músculos.

Com isso, há uma dúvida de que a tiamina seria eficaz para combater e prevenir as temidas cãibras. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba sobre a tiamina e para que serve nas cãibras, e quais as principais funções dela.

Sem dúvidas, se tem algo que consegue estragar o nosso dia, são as cãibras. Elas podem aparecer de repente, e dependendo do caso, essa dor aguda e acentuada dura por muito tempo.

O problema é que nem todo mundo conhece as formas de prevenir e combater as cãibras. E ainda menos pessoas sabem que elas estão diretamente ligadas com alguns dos nutrientes que consumimos na nossa rotina.

Tiamina: para que serve nas cãibras?

A princípio, a tiamina recebe o nome de vitamina B1 pois faz parte das vitaminas de complexo B. Estas cumprem com as mais variadas funções no organismo, e estão presentes em alimentos específicos.

No caso da tiamina, ela é comumente associada à processos metabólicos. Mas conforma fora dito anteriormente, ela tem sim alguns papéis na manutenção dos nossos músculos, o que inclui as cãibras.

Em suma, a tiamina participa de atividades que regulam os gastos de energia do organismo. Com isso, na falta dela, a saúde dos nossos músculos é severamente afetada. Então quando falamos da tiamina e para que serve nas cãibras, o podemos afirmar que esse nutriente é indispensável justamente para prevenir esse problema.

Se nosso corpo não obter uma quantidade ideal de tiamina, ele passa a sofrer com cãibras eventuais.

A falta de tiamina pode afetar os músculos de muitas outras formas

Por incrível que pareça, a tiamina não previne apenas as cãibras. Sem esse nutriente, é normal que o corpo passe a experenciar dores musculares além da câimbra, especialmente nas pernas.

Dependendo do quão grave é a deficiência de tiamina, ocorrem até mesmo atrofias e fraquezas nos músculos, e os danos podem se estender para o sistema cardiovascular. Portanto o acesso à tiamina na alimentação do dia a dia é um assunto muito sério.

Como podemos combater e prevenir as cãibras? 

Enfim, agora que você sabe mais sobre a tiamina e para que serve nas cãibras, é bom conhecer formas de se impedir que elas se tornem um problema. Conforme fora dito, a tiamina é um nutriente indispensável nessa questão.

Mas ela não é o único que exerce esse papel na saúde muscular. O potássio, magnésio e até mesmo o cálcio também são imprescindíveis na manutenção dos músculos e prevenção das cãibras.

Por outro lado, se você está tendo um episódio de cãibra e quer uma solução rápida, então é preciso ter outro tipo de abordagem. Geralmente, para solucionar uma cãibra, é preciso fazer compressas, sejam elas quentes ou geladas. Quanto a prevenção, beber bastante água e fazer alongamentos durante a rotina também costumam ser eficientes.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915