Azeite de oliva rejuvenesce a pele mesmo? Veja como ele pode afetá-la

Será que o azeite de oliva rejuvenesce a pele? Além de ser extremamente antigo, o azeite de oliva é um ingrediente muito nobre. Ele conta com nutrientes indispensáveis para a saúde.

Mas o que nem todo mundo sabe é que eles também são proveitosos para a beleza e saúde da nossa beleza. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba se o azeite de oliva rejuvenesce a pele mesmo, e veja como ele pode afetá-la.

Atualmente, com a enorme variedade e avanços nos produtos de beleza, é bem mais fácil manter a pele saudável e bonita. Contigo, nunca podemos esquecer do poder que alguns produtos mais simples conseguem ter.

O azeite é um grande exemplo disso, visto que ele é muito acessível e sua riqueza nutricional faz bem para a pele. Por isso vale a pena entender se ele tem ou não o potencial de rejuvenescer ela.

O azeite de oliva rejuvenesce a pele?

Antes de mais nada, para respondermos a essa questão, precisamos analisar um pouco da composição do azeite. No caso, vamos focar nos seus antioxidantes, que são, principalmente, os ácidos graxos e carotenóides.

Um composto antioxidante é aquele capaz de combater os radicais livres do organismo. E é justamente por causa desse efeito que o azeite de oliva rejuvenesce a pele de fato.

De maneira geral, os radicais livres são componentes do organismo que levam a diversos problemas. Dentre eles estão o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, e envelhecimento precoce.

Ou seja, o azeite de oliva rejuvenesce a pele pois inibe o envelhecimento precoce da mesma. Logo, precisamos deixar claro que o azeite por si só não faz milagres, mas sem dúvidas ajuda a manter a beleza da nossa pele.

Tome muito cuidado ao aplicar o azeite diretamente sob a pele

Por mais benéfico que o azeite seja para a pele, ele precisa ser empregado com atenção. Isso porque quando a pele com azeite é exposta aos raios solares, os danos são intensificados.

Outro importante ponto é que o azeite pode ser usado para combater acnes, caspa e similares. Mas novamente, o cuidado no uso nesses casos é imprescindível. Mesmo tendo essa utilidade, o azeite só deve ser empregado dessa maneira quando permitido por um médico dermatologista ou esteticista.

Outros benefícios do azeite para a saúde

  • Protege o sistema cardiovascular: por incrível que pareça, as gorduras do azeite, consideradas gorduras boas, e outros nutrientes dele, protegem o sistema cardiovascular. Sua composição inibe doenças cardíacas e ajuda a controlar os níveis de colesterol.
  • Mantém a saúde neurológica: conforme fora dito, o azeite de oliva rejuvenesce a pele pois combate os radicais livres causadores do envelhecimento precoce. Só que estes também levam a doenças como o Alzheimer e Parkinson. Consequentemente, o azeite também mantém o nosso cérebro saudável.
  • Inibe cânceres e inflamações: por fim, mas não menos importante, o azeite é fonte de anti-inflamatórios. Logo, ele é capaz de combater processos inflamatórios. Contudo, além disso, esses compostos também auxiliam na prevenção contra alguns cânceres.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915