Qual a diferença entre farinha e farelo de aveia? Saiba quando usar cada um

Você sabe qual a diferença entre farinha e farelo de aveia? À primeira vista, para quem não está familiarizado com esses produtos, o farelo e a farinha de aveia podem parecer idênticos.

Contudo, não é a toa que eles são produtos separados. Na prática, eles são muito mais diferentes do que somos levados a pensar. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, descubra qual a diferença entre farinha e farelo de aveia e conheça melhor os dois.

Visualmente é possível notar algumas diferenças no farelo e na farinha de aveia. Mas essas não são as principais e nem as mais importantes diferenças entre eles. Por incrível que pareça eles não são exatamente iguais na sua composição nutricional.

Consequentemente a forma em que o farelo de aveia impacta a saúde do nosso organismo acaba sendo diferente da farinha de aveia.

Qual a diferença entre farinha e farelo de aveia?

Antes de mais nada, as principais diferenças entre esses produtos começam já no seu modo de produção. Ambos são obviamente feitos a partir da moagem dos grãos da aveia. Mas enquanto a farinha de aveia utiliza os grãos internos dela, o farelo de aveia aproveita apenas as cascas desses grãos.

E a composição nutricional da casca do grão e de sua porção interna tem algumas diferenças importantes.

No caso, tanto o grão quanto a casca dele possuem carboidratos. Porém além deles serem um pouco mais reduzidos na casca, é nelas em que se concentram a maior parte de suas fibras.

As fibras por sua vez são nutrientes muito importantes para a nossa saúde. Elas atuam sob o funcionamento e saúde do intestino, e ajudam justamente na redução do impacto que os carboidratos da aveia possuem.

E a aveia em flocos? No que ela se difere das outras formas dela?

Agora que você aprender as diferenças entre farinha e farelo de aveia, vale a pena incluir também os flocos de aveia nessa discussão. Em suma, o grande diferencial dele é que, enquanto a farinha é feita com os grãos e o farelo com as cascas deles, os flocos utilizam o grão inteiro.

Isso permite com que ele possa oferecer os nutrientes totais que a aveia possui, evitando que boa parte deles sejam perdidos.

E qual deles é melhor? Os flocos, farelo ou farinha?

De antemão, sabendo das principais diferenças entre farinha e farelo de aveia, e das características dos flocos de aveia, podemos determinar qual deles é melhor. Obviamente que estamos falando do ponto de vista nutricional.

Na culinária, cada um deles possuem suas aplicações e particularidades. Então nesse aspecto, a melhor opção vai variar de acordo com o gosto e preferência pessoal de cada um.

Dito isso, se focarmos nas calorias desses ingredientes, a farinha de aveia é de longe a que mais sai perdendo. Isso porque ela é a que mais concentra os carboidratos da aveia.

Quanto ao farelo da aveia, ela acaba ficando em primeiro lugar como a menos calórica por causa da grande quantidade de fibras delas, e carboidratos reduzidos.

E os flocos, por se tratarem de um meio termo quanto a composição nutricional, fica em segundo lugar.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915