Chá de melão-de-são-caetano: conheça os benefícios, preparo e uso

O chá de melão-de-são-caetano é uma infusão que ganhou popularidade devido aos seus potenciais benefícios à saúde. Originário de regiões tropicais, esse chá é extraído das folhas e frutos da planta Momordica charantia e tem sido reconhecido por suas propriedades medicinais ao longo dos anos.

Hoje, aqui no SaúdeLAB, você vai conhecer os benefícios dessa bebida. Além disso vai saber como preparar, como tomar e quem não deve tomar. Confira!

10 benefícios do chá de melão-de-são-caetano

Os estudos científicos mais recente têm demonstrar um efeito benefício para saúde relacionado ao chá de melão-de-são-caetano. Confira 10 deles.

  • Controle da glicose no sangue: Estudos indicam que o chá de melão-de-são-caetano pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo especialmente útil para pessoas com diabetes.
  • Combate aos radicais livres: Contribui para a proteção das células contra danos causados pelos radicais livres.
  • Estímulo ao sistema imunológico: Pode fortalecer as defesas naturais do corpo contra doenças.
  • Redução da inflamação: Suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar condições inflamatórias.
  • Melhora digestiva: Ajuda na digestão e pode aliviar desconfortos gastrointestinais.
  • Possível efeito anticancerígeno: Alguns estudos sugerem um potencial no combate a certos tipos de câncer.
  • Controle de peso: Pode auxiliar na regulação do metabolismo e na perda de peso.
  • Saúde da pele: Seu consumo pode contribuir para uma pele mais saudável e radiante.
  • Melhoria da saúde ocular: Alguns nutrientes presentes na planta podem beneficiar a saúde dos olhos.
  • Saúde do coração: Pode ajudar na redução do colesterol e na manutenção da saúde cardiovascular.

Como preparar o chá de melão-de-são-caetano

O preparo do chá de melão-de-são-caetano é simples:

  • 1 ou 2 folhas de melão-de-são-caetano frescas ou secas
  • 250ml de água filtrada

Primeiramente, ferva a água em uma panela. Depois, adicione as folhas de melão-de-são-caetano na água fervente. Em seguida, deixe fervendo por cerca de 5 a 10 minutos.

Então, após esse tempo, desligue o fogo e deixe o chá descansar por mais alguns minutos. Por fim, coe o chá e está pronto para ser consumido.

Como tomar o chá de melão-de-são-caetano

O chá de melão-de-são-caetano pode ser consumido de diferentes maneiras para se adequar às preferências individuais. Portanto, veja algumas delas:

  • Quente ou Frio: O chá pode ser consumido tanto quente quanto frio, dependendo das preferências pessoais. Assim, para a versão quente, prepare o chá como indicado anteriormente e consuma imediatamente. Agora, para o chá gelado, deixe-o esfriar à temperatura ambiente antes de refrigerar ou adicionar cubos de gelo.
  • Adoçantes e Complementos: Para melhorar o sabor, algumas pessoas optam, portanto, por adicionar um pouco de mel, limão ou outras ervas aromáticas, como hortelã, durante o preparo ou na hora de servir.
  • Início Gradual: É aconselhável começar com uma xícara por dia para avaliar a resposta do corpo ao chá. Então, durante os primeiros dias, observe como seu organismo reage e se há alguma sensibilidade.
  • Aumento Progressivo: Após verificar a tolerância e se não há reações adversas, você pode considerar aumentar a ingestão gradualmente. entretanto, alguns podem optar por duas xícaras por dia, uma pela manhã e outra à noite, de acordo com as necessidades individuais.
  • Atenção às Reações: Preste atenção aos efeitos que o chá tem em seu corpo. Inclusive, se sentir desconforto, interrompa o consumo e consulte um profissional de saúde.
  • Consistência e Regularidade: Por fim, para obter melhores resultados, é recomendável consumir o chá de forma consistente, mantendo uma rotina diária ou regular.

Quem deve evitar o consumo de melão-de-são-caetano

Embora o chá de melão-de-são-caetano ofereça diversos benefícios à saúde para muitas pessoas, há grupos específicos que devem evitar seu consumo ou buscar orientação médica antes de incluí-lo em sua rotina. Por isso, é importante ter cautela e considerar as seguintes condições:

Mulheres Grávidas ou em Período de Amamentação:

O consumo de melão-de-são-caetano durante a gravidez pode representar um risco, pois algumas substâncias presentes na planta podem interferir com a gestação ou causar contrações uterinas. Portanto, mulheres grávidas ou em período de amamentação devem evitar o consumo sem orientação médica.

Pessoas com Baixo Teor de Açúcar no Sangue (Hipoglicemia):

Devido à capacidade do melão-de-são-caetano de reduzir os níveis de açúcar no sangue, indivíduos que já têm níveis baixos de glicose devem ter cuidado ao consumir esse chá, pois pode agravar a hipoglicemia.

Pessoas em Terapia Medicamentosa:

Indivíduos que estão sob tratamento medicamentoso para diabetes ou outras condições devem ter atenção ao adicionar o chá de melão-de-são-caetano à sua rotina, pois pode interferir nos efeitos dos medicamentos. Por isso, recomenda-se sempre consultar um médico antes de iniciar o consumo regular.

Pessoas com Alergia ou Sensibilidade Conhecida:

Aqueles que têm alergia conhecida a plantas da família Cucurbitaceae (abóbora, melancia, entre outras) podem apresentar reações alérgicas ao melão-de-são-caetano. Então, se você possui sensibilidade a essas plantas, é prudente evitar o consumo ou consultar um especialista.

Pessoas com Problemas Gastrointestinais Graves:

Indivíduos que sofrem de condições gastrointestinais graves, como úlceras estomacais ou irritações intestinais agudas, devem evitar o consumo de melão-de-são-caetano, pois, pode agravar essas condições.

Crianças e Pessoas Idosas:

Crianças pequenas e idosos podem ser mais sensíveis a certos efeitos do melão-de-são-caetano. Portanto, é aconselhável consultar um médico antes de incluir esse chá em suas dietas.

Com esses benefícios, preparo e modos de consumo em mente, o chá de melão-de-são-caetano se mostra uma opção promissora para quem busca alternativas naturais para aprimorar a saúde. Assim, experimente incluir essa infusão em sua rotina e aproveite seus potenciais benefícios.

Por fim, leia mais:

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1028