Língua dormente e pressão alta: tem alguma relação? Entenda

Será que sentir a língua dormente e pressão alta possuem alguma relação? A sensação de língua dormente é uma experiência peculiar e muitas vezes incômoda. Portanto, aqueles que sofrem desse desconforto muitas vezes buscam explicações imediatas.

Assim, uma das associações menos conhecidas, mas importante, é a possível relação entre língua dormente e pressão alta. Hoje, aqui no SaúdeLAB, vamos entender melhor essa conexão.

Língua dormente: O que pode significar?

A sensação de formigamento, dormência ou até mesmo uma perda temporária de sensibilidade na língua pode ser atribuída a várias causas. Por isso, entre as mais comuns estão:

1. Problemas Bucais:

  • Queimaduras: Consumir alimentos quentes demais pode resultar em queimaduras na língua, levando à dormência temporária.
  • Reações Alérgicas: Certos alimentos ou substâncias podem desencadear reações alérgicas, resultando em dormência ou formigamento.

2. Deficiências Nutricionais:

  • Falta de Vitaminas: A deficiência de vitaminas B12 e B9 pode causar dormência na língua.

3. Pressão Alta

  • Recentemente, estudos têm investigado uma possível ligação entre a língua dormente e a pressão alta. Aliás, a hipertensão, ou pressão arterial elevada, é uma condição que pode levar a uma série de complicações de saúde. Desta forma, alguns pacientes com pressão alta relataram a ocorrência de língua dormente como um sintoma associado.

Língua dormente e pressão alta: qual é a relação?

A explicação exata dessa conexão ainda está sob investigação. No entanto, especula-se que a pressão alta possa impactar o sistema nervoso periférico, afetando a sensibilidade e circulação sanguínea, o que, por sua vez, pode levar a sensações de formigamento ou dormência na língua.

Portanto, caso você sinta a língua dormente é importante ficar atento e observar com está sua pressão arterial. Se possível, aferir para identificar picos de pressão o mais rápido possível.

O que fazer quando a língua fica dormente?

Se a sensação de língua dormente persistir, é fundamental procurar orientação médica. Neste caso, um profissional de saúde pode realizar testes e avaliações para identificar a causa subjacente. Inclusive, para casos relacionados à pressão alta, o controle da hipertensão é indispensável.

Cuide da sua saúde

Embora a língua dormente seja um sintoma muitas vezes associado a causas menos graves, como queimaduras ou deficiências nutricionais, a conexão com a pressão alta é um ponto de interesse crescente na comunidade médica.

Aliás, este sintoma pode ser um alerta para a necessidade de monitoramento da pressão arterial e cuidados preventivos para evitar complicações decorrentes da hipertensão.

Portanto, é importante enfatizar que a relação entre língua dormente e pressão alta ainda está sendo investigada. Portanto, qualquer preocupação ou sintoma persistente deve ser discutido com um profissional de saúde para um diagnóstico e tratamento adequados.

Por fim, leia mais:

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 281
plugins premium WordPress