Como parar de roer unhas? Confira 16 dicas que resolvem o problema

Roer unhas é uma obsessão para quem sofre do problema. Onicofagia é o termo médico utilizado para denominar o ato de roer as unhas. É um hábito comum de se ver em crianças e adultos e os motivos podem ser diversos: ansiedade, imitação e tédio são alguns deles.

Quer saber como parar de roer unhas urgente? Então consulte esse guia definitivo e infalível do SaúdeLAB.

16 Dicas de como parar de roer unhas

Veja o que fazer para parar com esse problema. Você não precisa de simpatia para parar de roer unhas! Basta seguir alguns conselhos e você mudará rapidamente!

1. Pratique o autoconhecimento

Antes de qualquer fórmula mirabolante, é importante saber de onde vem a mania e o que desencadeia a vontade de roer as unhas. Dica: escreva em um caderno ou bloco de notas do celular toda vez que perceber que está com as mãos na boca e se há um motivo para isso.

Assim é possível se conhecer melhor e saber se é apenas um hábito inconsciente, de tédio ou se tem fundo emocional.

2. Use o esmalte inibidor

O mercado está cheio de boas opções de bases e extra brilhos com gosto amargo. Pode encontrar algumas opções de esmalte para parar de roer unhas. Os inibidores deixam um sabor ruim nos lábios e na língua de quem coloca os dedos na boca, ajudando a manter as unhas longe dos dentes.

Leia também: 3 marcas de esmaltes hipoalergênicos que são mais em conta

3. Lixe as unhas

Não há nada mais tentador para roer unhas do que uma ponta quebrada. Parece até que é uma missão arrumá-la com os dentes. Trocar o hábito de roer por lixar sempre que possível vai evitar essa provação. Existem vários kits e acessórios prontos e disponíveis em lojas.

4. Faça as unhas semanalmente

Se for em casa, vai dar pena estragar o trabalho que teve; se for no salão, o que pesa é o dinheiro gasto. Em ambos os casos, ver a unha feita e bem cuidada ajuda a pensar duas vezes na hora de roê-la.

5. Use esmaltes chamativos e da sua cor favorita

Assim como o item acima, usar cores que você gosta muito (independente da moda) é uma boa tática. Não aceite passar o clássico “renda” se não gosta de suas unhas assim. Além disso, não caia na história de que unhas curtas só podem estar em tons claros. Vale tudo, até preto.

6. Aplique unhas autocolantes

Unhas postiças são uma ótima maneira de evitar morder suas unhas enquanto elas estão crescendo. As versões em fita adesiva não ficam tão firmes quanto as de cola e podem cair facilmente.

7. Faça extensões em gel, acrílico, fibra de vidro…

Se quiser se comprometer mais à causa, vale tentar as versões mais duradouras. Elas são uma extensão das unhas naturais, feitas por cima e ao longo da sua própria unha, e inquebráveis. Por não usarem sua unha de verdade, o ideal é que o processo seja apenas transitório.

8. Mantenha a boca ocupada

Chiclete sem açúcar é um “remédio” bem procurado para aliviar a ansiedade. Se o hábito de roer vem dos filmes de terror, pode trocar os dedos por uma pipoca temperada.

9. Hidrate bastante as unhas e cutículas

Isso vai fortalecer suas unhas desde a raiz, além de impedir que pequenos pedaços de pele e cutícula extra apareçam, dando aquela vontade de arrancar com os dentes.

10. Faça exercícios físicos

Se seu problema for emocional, nada que um exercício físico não resolva. Atividades físicas liberam endorfina e suprem a sensação de prazer e bem-estar procurada por quem rói unhas compulsivamente.

11. Compartilhe seu progresso com amigos

Escrever sobre o assunto no Twitter, em um blog pessoal, publicar fotos das unhas já grandes no Instagram e no Facebook (quem sabe até criar uma hashtag para isso?) e pedir que amigos deem opiniões vai ajudar no processo de não se sentir sozinho na luta.

12. Use bases fortalecedoras

Quem tem o costume de roer, acaba ficando com unhas frágeis, finas como papel, que dobram e quebram com facilidade. Bases fortificadas com vitamina B5 e vitamina E são a melhor opção para manter unhas duras.

13. Mantenha o comprimento curto por um tempo

Quanto mais longas, mas fáceis de quebrar – principalmente por estarem tão frágeis depois de anos sendo cortadas violentamente pelos dentes. Melhor que querer ficar com garras de mulher-gato é ter paciência, lixá-las e deixar crescer aos poucos. Eliminar o hábito é o mais importante nesse caso.

14. Faça uma aposta ou promessa

Vale apostar com amigas que quem roer uma unha, deve à outra um esmalte. No mínimo dá para acabar com o vício e ter uma bela coleção de vidrinhos. Promessas de ano novo e comprometimento consigo próprio também se mostram um caminho eficiente.

15. Converse com um psicólogo

Para problemas mais crônicos, é importante passar pelo processo junto a um profissional da psicologia. Ele pode indicar o problema, trabalhar as técnicas junto com o paciente e também substituir aos poucos o hábito de roer unhas por outro mais construtivo através da terapia comportamental.

16. Beba chás

Chás, como os de camomila, melissa e erva-cidreira, ajudam a acalmar o corpo e a mente. Além do efeito relaxante, você acaba por desenvolver um novo hábito.

Estudos mostram que as pessoas que roem unha precisam estabelecer uma rotina. A rotina é ótima para você! Assim você pode até marcar um horário na semana para cuidar das suas unhas.

Remédios caseiros para parar de roer unhas e deixá-las crescer

Se nada e nem nenhuma dessas dicas ajudou você, é possível apelar para algumas medidas mais drásticas. Procurar um dermatologista, por exemplo, pode ser uma excelente ideia, pois existem várias soluções manipuladas que podem evitar o problema.

Você pode ainda comprar bases inibidoras, como já dissemos acima. Existem vários tipos, inclusive com pimenta, para realmente deixar as suas mãos bem longe da sua boca!

Contudo, você pode criar a sua base inibidora em casa, com alguns ingredientes naturais. Por isso, confira abaixo como parar de roer unhas definitivamente!

1. Babosa

A babosa, ou aloe vera, está em todas as receitas básicas de beleza. Isso porque ela é rica em vitaminas e minerais que ajudam a deixar sua pele, seu cabelo e suas unhas ótimos! Você pode esfregar o gel da babosa todos os dias nas unhas antes de dormir ou, até mesmo, de manhã cedo.

Não lave, deixa o gel secar. O cheiro e o gosto manterão as suas mãos bem longe da boca. Sem falar que as propriedades da planta aceleram o crescimento das unhas e a cicatrização da pele. Sai muito mais barato que comprar um produto cosmético, quase todo mundo tem um pé de babosa em casa.

2. Vinagre

Outra substância que está na moda no mundo da beleza! O vinagre serve para muitas coisas, ele ajuda a cicatrizar, desinfetar, esterilizar, amaciar e até dar brilho às unhas. Coloque um pouco de vinagre branco de boa qualidade em um pote e deixe as unhas de molho por cerca de cinco minutos.

Isso melhorará a qualidade da sua cutícula, deixando as unhas muito mais fortes e resistentes. O cheiro também pode ser uma boa ideia para afastar os dedos do rosto.

3. Melaleuca

A melaleuca é o óleo essencial da árvore-do-chá. Seus benefícios são muitos para a saúde, pois é antifúngica, antibacteriana e cicatrizante. Você pode colocar três ou quatro gotas do óleo em uma base incolor.

A mistura ajuda a manter os dedos longe da boca, pois a melaleuca tem cheiro e sabor forte. Enquanto isso, o óleo atua nas unhas, regenerando-as mais rapidamente.

4. Óleo de Neem

Esse óleo é um dos principais compostos utilizados em bases inibidoras. Seu sabor é muito amargo e deixa um gosto horrível na boca. É muito usado por pais que querem que os pequenos deixem de roer unhas.

Você encontra cosméticos já com o óleo dentro, mas pode adquirir o óleo vegetal e usá-lo em cremes de mãos, esmaltes e até mesmo puro. O óleo de neem funciona ainda como repelente de insetos e é completamente inofensivo aos humanos e animais.

5. Suco de limão

Muita gente menciona o suco de limão quando o assunto é roer unhas. Porém é preciso lembrar que a fruta é um citrino e o seu suco mancha a pele quando em contato com o sol. Então nada de passar suco de limão nas unhas durante o dia! Lembre-se de usar protetor solar.

À noite, pode experimentar esse tratamento caseiro para nunca mais roer as unhas. O suco ajuda também a deixar as unhas mais fortes.

6. Creme de mãos

Apostar na hidratação das mãos é um super segredo para parar de roer as unhas imediatamente. Os cremes são baratos, possuem cheiros fortes e podem ser carregados na bolsa com facilidade. Toda vez que der aquela vontade de roer unha, passe creme.

Essa é uma forma quase natural de enluvar e proteger seus dedos. Mesmo que a ansiedade ataque e você insista em roer, vai ser difícil, pois o creme deixará tudo escorregadio e besuntado. Outra boa ideia é colocar os ingredientes acima dentro de um creme neutro.

Roer unhas é uma doença?

Apesar de não ser considerada uma doença nem transtorno, a mania de roer unhas pode causar diversos problemas de saúde. Dores no estômago, unhas deformadas, dentes desgastados e o aparecimento de certos germes e bactérias no organismo estão diretamente ligados ao hábito de morder as unhas.

Estatísticas apontam que 45% dos adolescentes roem unhas, mas o número de adultos é bem menor. Isso significa que é possível sim reverter o vício. Dentre algumas técnicas, há o esmalte inibidor do hábito de roer unhas, hidratação, terapias e outros truques para largar o vício.

Como parar de roer unha: homem

É muito mais fácil dizer para uma mulher que para parar de roer as unhas é só passar uma base com sabor amargo. Mas que homem que vai usar base? Os homens podem não andar por aí com esmaltes (ou pelo menos a maioria), mas isso não quer dizer que eles não devam ter cuidados com as mãos.

Unhas roídas demonstram falta de cuidado e podem inclusive fazer você perder uma vaga de emprego. Por isso, eles também devem tentar interromper o mau hábito. Primeiro, assim como as mulheres, aceite que o seu problema está na ansiedade.

Se a sua ansiedade for temporária, digamos que o motivo dela é algo pontual, será mais fácil de resolver. Porém se for crônica, o ideal é começar a buscar ajuda para tratar esse problema primeiro. Feito isso, procure cuidar das suas unhas.

Insista na manicure!

A gente sabe que é raro um homem que vai a manicure. Mas perca o preconceito! Ir a manicure não significa sair de lá com unhas compridas e pintadas de vermelho. Você pode ir tratar das cutículas e da unha, hidratar para fortalecer e assim evitar roê-las.

O mesmo que dissemos para as meninas também vale para eles: chás calmantes, babosa, limão e melaleuca ajudam no tratamento. Outra boa ideia é comprar um objeto antiestresse, como uma bola de massagem ou um jogo de dardos. Isso distrai a mente e evita aquela mão na boca.

Compre um bloco de notas e uma caneta para reuniões tensas e demoradas de trabalho. Com isso, você pode rabiscar e aliviar a tensão em vez de roer as unhas e demonstrar o seu estado de ansiedade.

Fontes: Terra, BBC e American Journal of Orthodontics & Dentofacial Orthopedics

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação