Tudo sobre o Abacaxi: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Além de ser muito saboroso, o abacaxi oferece muitos nutrientes que contribuem para a saúde humana, além de evitarem algumas doenças. Entre suas principais vitaminas estão: vitamina B6, B1, C, fibras, magnésio, potássio e ferro.

O abacaxi, oriundo da América do Sul, é um fruto que pertence à família das bromeliáceas e pode ser cultivado em muitas regiões onde o clima é quente. Quando chega no ponto maduro, a fruta apresenta um sabor ácido e na maioria das vezes adocicado, fazendo com que seja consumido por muitas pessoas, exatamente pelo gosto curioso que apresenta. O melhor período de safra é entre os meses de outubro e janeiro. Confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Confira os benefícios do abacaxi

Além de ser muito saboroso, o abacaxi oferece muitos nutrientes que contribuem para a saúde humana, além de evitarem algumas doenças. Entre suas principais vitaminas estão: vitamina B6, B1, C, fibras, magnésio, potássio e ferro.

A fruta também auxilia na digestão pois ele consegue aumentar o efeito de duas enzimas, a pepsina e a tripsina. Esses compostos, além de aumentar a imunidade são capazes de  eliminar algumas inflamações do corpo..

Como escolher a fruta na hora de comprar

O primeiro passo para escolher um bom abacaxi é olhar sua tonalidade. O fruto com tom mais amarelo ou dourado são os mais maduros, já os que possuem tonalidade voltada para um verde vivo indica que o fruto está pronto para ser consumido. Por outro lado, caso a casca esteja marrom ou escura é um indício de que o fruto já passou do ponto.

Além da cor, é possível escolher sentindo seu cheiro. O cheiro? Isso mesmo! Quando a fruta está exalando um perfume adocicado significa que o fruto está maduro e pronto para o consumo. Porém, caso o cheiro esteja lembrando algo alcoólico, é um sinal de que o fruto fermentou e já passou do ponto.

Veja também: Mitos e verdades sobre o abacaxi que você precisa descobrir hoje mesmo!

Como armazenar em casa

O tempo de preservação dependerá do estágio de maturação do seu fruto, então fique de olho nele. Aliás, não espere muito para comê-lo, se o abacaxi estiver inteiro basta conservá-los em temperatura ambiente. Mas, caso tenha sido cortado e descascado, mantenha-o em um pote com tampa dentro da geladeira por até três dias.

Como higienizar o abacaxi

A melhor maneira de higienizar a fruta, em questão, é começar escovando ele debaixo da água rapidamente. Então, logo em seguida colocar em uma bacia, cobri-lo com água, duas colheres de vinagre e deixar de molho por quinze minutos. Depois, feito isso basta despejar a água, secar com papel toalha, cortá-lo para consumo ou manter armazenado da maneira que preferir.

Qual a melhor maneira de consumo

O abacaxi pode ser consumido fresco, em conserva ou desidratado, podem ser adicionados em muitas receitas doces ou salgadas, além de sucos e sorvete. Quando consumido de maneira desidratada ou em conserva, deve-se dar preferência a produtos sem adição de açúcar. Outro ponto importante sobre a fruta é que ela pode ser um delicioso aperitivo em diversas ocasiões, combinando o tom adocicado a diversas receitas salgadas de forma muito delicada.

Veja também: Conheça 21 benefícios do abacaxi para saúde e consuma corretamente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação