Mitos e verdades sobre o abacaxi que você precisa descobrir hoje mesmo!

Será que engorda? Emagrece? Todo mundo pode comer? Saiba agora mesmo!

O abacaxi é uma fruta cheia de mistérios. Comê-lo pode ser bom para algumas pessoas, e até prejudicial para outras. Algumas das partes da fruta podem e devem ser reaproveitadas, outras não. Entretanto, ainda assim, surgem muitos mitos e verdade sobre o abacaxi. Quer aprender mais sobre o assunto? Confira aqui no SaúdeLAB.

Mitos e Verdade sobre o abacaxi

Rica em vitamina C, o abacaxi tem alto podem antioxidante. Mas, nem por isso, desse ser consumido excessivamente. Desta forma, vamos esclarecer alguns mitos e verdade sobre essa queridinha dos brasileiros.

Abacaxi emagrece

O primeiro mito que podemos esclarecer aqui é o do engorda e emagrece. Abacaxi por si só não vai fazer com que você perca ou engorde dez quilos.

A fruta é extremamente adstringente e comê-la diariamente pode ajudar você no processo de emagrecimento. Agora, comer torta ou pavê de abacaxi não tem esse efeito e pode apostar que não são sobremesas lights.

Outra ideia que as pessoas têm que é mal concebida é a de que a fruta possa ter efeitos milagrosos. Claro que ela é rica em nutrientes, contudo o abacaxi não faz milagre. Se você possui um problema de saúde, deve sempre procurar um médico a fim de solucioná-lo.

Abacaxi engorda

Mito! Apesar de ter carboidratos e açúcares, o abacaxi sozinho não engorda. Inclusive ele ajuda a perder peso, quando aliado à uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Todo mundo pode comer

Mito! Algumas pessoas não devem nem passar perto desta fruta. Quem tem problemas de gastrite, por exemplo, deve evitar qualquer alimento ácido ou cítrico.

Algumas pessoas são alérgicas a abacaxi, portanto não podem ingeri-lo. Para quem sofre de refluxo gástrico e úlceras pépticas ou duodenais, o abacaxi também não é indicado.

É um alimento completo

Mito! Apesar de ser rico em muitos nutrientes, ninguém pode viver apenas à base de abacaxi. Só o consumo de abacaxi não emagrece, por exemplo.

É preciso que você tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios, etc. É uma fruta complementar e muito boa para a sua saúde, mas não faz milagres.

Abacaxi maduro e cortado em pedaços.
Mitos e verdades sobre os benefícios do abacaxi que você precisa descobrir. Foto: Canva PRO

A casca pode ser reutilizada

Verdade! Costumamos jogar fora a casca, mas ela também faz parte da lista de benefícios do abacaxi. Ela pode ser reutilizada no processo e fabricação de alimentos, suplementos e medicamentos.

Comer à noite faz bem

Verdade! Como tem um alto poder desintoxicante, comer a fruta antes de dormir ajuda seu corpo a regenerar-se durante o sono. Combinado com o colchão ideal, você pode melhorar e muito a qualidade do seu sono!

Abacaxi melhora o intestino

Verdade! A fruta é rica em fibras, ou seja, estimula o trânsito intestinal.

Pode comer à vontade

Mito! Como tudo na vida, há um limite. Se comer abacaxi demais, poderá provocar úlceras gástricas. Até três porções por dia é o ideal.

Veja também: Conheça 21 benefícios do abacaxi para saúde e consuma corretamente

Para o que serve o chá de abacaxi?

Alguns médicos recomendam a infusão feita com a casca da fruta. A verdade é que quando fervida em água, a casca solta alguns nutrientes que são importantes para o nosso organismo.

O chá é mais diurético que a fruta em si. Chega a ser mais diurético que o chá verde.

Se você quer emagrecer, é uma boa pedida. A bebida é ainda termogênica, ou seja, faz com que você queime calorias com mais facilidade.

Alguns nutricionistas afirmam que o chá também reduz bastante o apetite. Além disso, é muito saboroso.

Leia também: Chá da casca de abacaxi; conheça os benefícios e não jogue mais fora!